F1: Verstappen admite fim das chances de título após sábado desastroso em Interlagos

O que era para ser um sábado (8) de bons resultados acabou se transformando em um verdadeiro pesadelo para Max Verstappen no GP de São Paulo da Fórmula 1. O tetracampeão da Red Bull deixou o Autódromo de Interlagos completamente frustrado com seu resultado na classificação para a prova principal e admitiu que suas chances de lutar pelo título de 2025 acabaram.

Na corrida sprint, que aconteceu pela manhã, Verstappen já havia demonstrado insatisfação com o comportamento do RB21, terminando apenas na quarta posição após largar em sexto. Irritado com a falta de aderência do carro, o holandês fez críticas duras no rádio, sendo repreendido por seu engenheiro, Gianpiero Lambiase.

Na classificação para a corrida de domingo, a situação piorou. O holandês ficou apenas com o 16º lugar no grid. Foi sua primeira eliminação no Q1 desde o GP da Rússia de 2021 e a primeira por pura falta de ritmo desde a China em 2017. “Primeiro, precisamos entender quais são os nossos problemas”, declarou Verstappen à imprensa.

“Não tem sido bom. Nós realmente não entendemos por que está assim. Simplesmente não há aderência. Mudamos algumas coisas no carro e não funcionou, então é algo que precisamos descobrir, porque nada pareceu funcionar de verdade e nós simplesmente não entendemos.”

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing out of Q1 qualifying.
Foto: XPB Images

O piloto afirmou ainda que não sentiu qualquer reação às mudanças de configuração feitas pela equipe. “Algo claramente não está funcionando para nós, mesmo com as mudanças no setup. Normalmente, você sentiria algum tipo de reação, mas não houve. Tem algo muito errado.”

Com 39 pontos de desvantagem para Lando Norris, que venceu a sprint e ampliou a liderança no campeonato, Verstappen foi direto ao ser questionado sobre suas chances de recuperar a desvantagem para o piloto da McLaren: “Podemos esquecer isso. De onde estamos largando, não vai dar certo, e com esse tipo de desempenho, pode esquecer.”

O holandês afirmou que a prioridade agora é entender o que está acontecendo com o carro. “Há tantas coisas que precisamos acertar [no carro], então vamos analisar durante a noite novamente para tentar algo ou entender alguma coisa”, explicou. “Mas tem algo que simplesmente não está ‘acordando’ no nosso carro no momento. Definitivamente, tem algo errado, e nós parece que não entendemos como consertar isso no momento.”

A largada para o GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece neste domingo, 9, às 14h no horário de Brasília.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.