F1: Vasseur garante que problemas da Ferrari em 2025 não se repetirão em 2026

Fred Vasseur, chefe da Ferrari, se mostrou otimista para a temporada 2026 da Fórmula 1, afirmando que os problemas que comprometeram a performance do SF-25 em 2025, não irão se repetir no próximo ano. A equipe terminou a temporada de 2025 em quarto lugar no campeonato de construtores, seu pior resultado desde 2020, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, encerrando a classificação de pilotos em P5 e P6, respectivamente.

Ao longo de 2025, o SF-25 demonstrou ser um carro difícil de controlar, especialmente para Hamilton, que teve dificuldades para se adaptar ao carro desde sua chegada à Ferrari no início do ano. Leclerc, embora tenha extraído mais desempenho do carro, também foi crítico em relação às limitações do modelo, especialmente em condições de chuva, quando o carro teve desempenho bem abaixo das expectativas.

O carro teve dificuldades notáveis em manter uma janela de desempenho mais ampla e foi propenso ao desgaste excessivo no assoalho do carro. Esses problemas forçaram a Ferrari a sair de sua altura de condução ideal, o que resultou em uma perda de desempenho. Esses desafios foram particularmente evidentes no GP de Abu Dhabi, o último da temporada.

F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: XPB Images

Vasseur, no entanto, está confiante de que o SF-26 terá uma filosofia completamente diferente: “A filosofia do carro no próximo ano será completamente diferente. Principalmente, o mapa aerodinâmico do carro não será o mesmo. E o problema que tivemos nesta temporada não estará lá no próximo ano”, disse o chefe da Ferrari em entrevista ao Motorsport Week.

Embora Vasseur tenha garantido que os problemas identificados serão resolvidos, ele alertou que a Ferrari enfrentará outros desafios, devido à reformulação das regulamentações para 2026. A equipe precisará se adaptar a essas mudanças, mas o chefe da Scuderia acredita que a experiência adquirida este ano, irá ajudar a equipe a fazer ajustes mais rápidos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.