F1: Vasseur diz que críticas de Hamilton e Leclerc são essenciais após ano difícil da Ferrari

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, afirmou que não veria com bons olhos um feedback excessivamente positivo de seus pilotos após a difícil temporada 2025. Segundo ele, ouvir de Lewis Hamilton ou Charles Leclerc que o trabalho está bom seria até mesmo motivo de frustração.

“Eu ficaria destruído se os pilotos me dissessem que estamos fazendo um bom trabalho”, disse o dirigente do time de Maranello à imprensa. Ele destacou que a cobrança constante faz parte do DNA tanto dele quanto dos pilotos. “O DNA deles e o meu DNA é tentar e pressionar a equipe a fazer um trabalho melhor (…) eles têm que vir até nós e empurrar a equipe ao limite em todos os lugares, em cada área.”

Frederic Vasseur (FRA) Ferrari Team Principal in the FIA Press Conference.
Foto: XPB Images

A Ferrari iniciou 2025 com grandes expectativas, após terminar 2024 apenas 14 pontos atrás da McLaren e contratar Hamilton. Porém, a equipe não venceu nenhuma corrida, terminou apenas em quarto lugar no campeonato de construtores, 435 pontos atrás da McLaren, e viveu um ano especialmente complicado para Hamilton, que ficou sem pódios pela primeira vez na carreira.

Mesmo assim, Vasseur reforçou que a postura crítica é a mesma independentemente dos resultados. “Com certeza podemos melhorar em todos os lugares (…) precisamos melhorar em cada área, no simulador, no setup. Por fim, ele minimizou críticas sobre pedidos de mudanças feitos pelos pilotos. “Temos relatórios dos pilotos em todas as corridas, e não há nada demais quando um piloto envia um relatório à equipe dizendo: ‘Ok, temos que fazer isso’.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.