F1: Vasseur afirma que Hamilton e Leclerc não mudariam plano da Ferrari para 2026

A decisão da Ferrari de encerrar antecipadamente o desenvolvimento do carro de 2025 segue sendo defendida pela equipe. De acordo com Frédéric Vasseur, chefe da equipe, nem Lewis Hamilton nem Charles Leclerc mudariam a escolha de priorizar o projeto de 2026, mesmo diante de uma temporada considerada um verdadeiro fracasso no ano passado.

Mesmo com as fortes reações dos pilotos após corridas ruins, Vasseur garante que ambos compreendem a lógica por trás da escolha. Ao comentar como o assunto foi tratado internamente, o dirigente explicou: “Eu diria que quando você está tomando a decisão ao redor da mesa, e é: ‘Ok, temos este plano, e o gradiente de desenvolvimento é este para o novo carro e este para o carro antigo, e se você continuar a desenvolver o carro antigo, você alcançará a McLaren em 10 corridas, é uma decisão racional”, disse ele à imprensa.

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25 and Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25 battle for position.
Foto: XPB Images

O francês destacou que o tom muda quando as declarações são feitas logo após as corridas. “Então, quando você vai para a entrevista coletiva, é um comentário emocional, e isso é a vida. Eu entendo perfeitamente a emoção.” Ainda assim, Vasseur acredita que, com a perspectiva do tempo, a avaliação dos pilotos seria a mesma. “Mas se você perguntar a eles hoje se poderiam refazer a escolha, acho que eles concordariam.”

A Ferrari finalizou 2025 com o quarto lugar no campeonato de construtores, com apenas alguns pódios conquistados por Leclerc e uma vitória na corrida sprint do GP da China, que não entra para as estatísticas oficiais. A marca negativa refletiu na carreira de Hamilton: o britânico heptacampeão, pela primeira vez, finalizou uma temporada sem pódios.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.