F1: Tsunoda recebe punição extra após incidente com Norris em Abu Dhabi

Yuki Tsunoda recebeu uma punição adicional, após ser julgado responsável por forçar Lando Norris para fora da pista durante o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, na corrida que pode ter significado o fim de sua carreira na categoria.

Depois do primeiro pit stop de Norris, Tsunoda, que havia sido instruído pela Red Bull Racing para dificultar a vida do britânico, cumpriu sua missão de maneira agressiva, fazendo vários ‘zig-zag’, e forçando Norris a sair da pista ao longo da reta principal, o que resultou em uma penalização de cinco segundos para o piloto japonês.

A situação piorou para Tsunoda após a corrida, quando a FIA anunciou que ele também recebeu um ponto de penalização em sua superlicença pela manobra. Com isso, Tsunoda acumulou oito pontos de penalização, ficando a apenas quatro de suspensão de uma corrida. No entanto, o piloto não estará mais no grid na próxima temporada, já que foi substituído por Isack Hadjar e atuará apenas como piloto reserva na Red Bull.

Yuki Tsunoda (JPN) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

O relatório dos comissários da FIA detalhou a situação: “Os comissários revisaram imagens de vídeo, rádio da equipe e gravações internas do carro. O Carro 4 estava tentando realizar uma ultrapassagem no Carro 22. O Carro 22 fez uma série de mudanças de direção, o que acabou forçando o Carro 4 a sair da pista para evitar uma colisão. Ao fazer isso, o Carro 22 efetivamente forçou o Carro 4 para fora da pista”, diz o comunicado.

Além de Tsunoda, Liam Lawson também recebeu um ponto de penalização na superlicença por ‘pilotagem errática’, e que lhe rendeu uma penalização de cinco segundos na corrida em Abu Dhabi.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.