Yuki Tsunoda afirmou que o esforço adicional realizado antes do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, foi determinante para alcançar seu melhor resultado desde que chegou à Red Bull Racing, um sexto lugar em Baku. O japonês destacou que essa mudança de abordagem representou um avanço importante e rebateu críticas recentes de Franz Tost, seu ex-chefe de equipe na AlphaTauri (atual Racing Bulls), que o havia acusado de falta de dedicação.
“Definitivamente desbloqueei algo lá, e isso melhorou desde o TL2 também”, afirmou Tsunoda após a corrida no Azerbaijão. “Eu apenas comecei a ter essa abordagem, e obviamente a qualidade ainda não está no nível de Max (Verstappen, seu companheiro de equipe), mas passo a passo, acho que foi a vez em que estive mais rápido em um fim de semana de corrida”.
Tsunoda reconheceu que as últimas semanas exigiram maior empenho nos bastidores e destacou os frutos desse esforço: “É definitivamente positivo e acho que mostra uma evolução da minha parte, porque venho colocando esforço, trabalho extra, simulações a mais. Acho que isso começa a dar resultado, então vou apenas continuar fazendo o que estou fazendo”, acrescentou.

O piloto japonês viveu dificuldades desde sua promoção da Racing Bulls para a Red Bull Racing, a partir do GP do Japão deste ano, após apenas duas etapas na temporada 2025. Em quinze corridas, tinha como melhor resultado uma nona posição.
Na corrida em Baku, Tsunoda conseguiu entrar no Q3 pela sexta vez no ano e confirmou a boa fase ao converter a sexta posição no grid em um P6 na corrida, seu desempenho mais consistente desde a mudança de equipe.
“Eu comecei a ter essa abordagem, e vou continuar fazendo o que estou fazendo agora”, completou o piloto japonês, confiante de que esse seja o início de uma recuperação mais consistente na equipe principal da ‘família’ Red Bull.
