Yuki Tsunoda deixou clara sua frustração por sua punição no GP de Abu Dhabi da Fórmula 1. O piloto questionou o motivo da sanção, questionando se foi, ou não, merecido o tempo.
Durante a prova em Yas Marina, em uma tentativa de segurar Lando Norris e ajudar Max Verstappen, o japonês acabou balançando na reta principal. Isso obrigou o adversário da McLaren a fazer a ultrapassagem por fora do traçado.
Ambos foram investigados, Tsunoda por forçar o piloto e Norris por deixar a pista e ganhar vantagem, mas no final, apenas Yuki acabou penalizado com 5s

No fim, Tsunoda cruzou a linha de chegada de seu último GP, ao menos no momento, na 12ªª colocação. Após a prova, se mostrou incrédulo com a penalização, já que outros pilotos tiveram a mesma atitude.
“Preciso rever o que aconteceu. Tenho uma ideia do porquê da penalidade, mas ao mesmo tempo, preciso analisar se os 5s foram merecidos ou não. Porque isso custou muito da minha corrida. Todo mundo estava fazendo isso, então não sei, não sei o que eles estavam pensando. Como sempre, é muito severo”, falou.
“Constantemente pelo rádio, eu percebia o estresse deles [pelo rádio]. Conversamos sobre isso, e eu tentei ao máximo me defender dele, e não havia vantagem em deixá-lo passar facilmente, então foi isso que eu fiz, tentei o meu melhor, mas ele veio muito rápido e me ultrapassou”, continuou.
“Pensei em [pressionar Norris no último setor], mas ele também estava bem à frente e administrando muito bem a curva 9, porque a diferença ainda era de oito ou nove décimos, e ele estava diminuindo a diferença em cinco décimos por volta. Achei que conseguiria aguentar mais uma volta, mas ele se saiu bem, maximizou o desempenho nas curvas 1-2-3-4-5 e diminuiu a diferença na curva 1, mas não havia muita diferença, porque se eu diminuísse a velocidade, ele provavelmente teria me ultrapassado na curva 1”, encerrou.
