F1: Tsunoda fala sobre tentativa de bloquear Norris e penalidade após incidente

Yuki Tsunoda viveu um momento controverso durante o GP de Abu Dhabi Fórmula 1, onde foi penalizado com cinco segundos após um incidente com Lando Norris da McLaren. O piloto da Red Bull Racing, tinha a missão de manter Norris atrás dele após o primeiro pit stop, mas sua tentativa de bloquear o carro da McLaren foi marcada como uma infração, depois que o japonês fez vários ‘zig-zag’ na pista, resultando na penalidade de cinco segundos que afetou seu resultado na corrida.

Tsunoda explicou o raciocínio por trás de sua tática, afirmando que estava ciente da missão da equipe: “Eu sabia o que tinha que fazer, como já havíamos discutido antes. Eu tentei defender o máximo que pude, mas a situação não foi fácil”, disse Tsunoda. A tensão na comunicação de rádio foi evidente, com Tsunoda respondendo aos comandos da equipe de forma direta: “Eu sei o que fazer, vou tentar o meu melhor para defender”, afirmou.

No entanto, ao tentar bloquear Norris, Tsunoda optou por movimentos na reta oposta à estratégia esperada de retardar o McLaren na seção final do circuito: “Eu pensei sobre isso, mas Lando estava ainda muito longe. Ele conseguiu me passar na curva 9”, explicou. Apesar de sua tentativa de resistência, o fechamento rápido da diferença feito por Norris, fez Tsunoda perder a posição rapidamente.

Yuki Tsunoda (JPN) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

O futuro piloto reserva na Red Bull Racing, não concordou com a decisão dos comissários em aplicar a penalidade: “Eu tenho que revisar o que aconteceu, eu entendo por que aplicaram a penalidade, mas ao mesmo tempo, acho que não merecia os cinco segundos. Isso acabou custando muito na minha corrida”, afirmou. Ele descreveu a penalidade como ‘muito severa’, especialmente após um final de temporada complicado: “Olhando para trás e não foi uma temporada fácil. Senti que minha sorte foi inexistente, mas fiz o meu melhor em várias ocasiões”, acrescentou.

Tsunoda também refletiu sobre o desempenho geral da equipe e o impacto que esses incidentes tiveram em seu ano: “Eu não acho que o problema tenha sido a sorte, mas sim fatores fora do meu controle”, concluiu Tsunoda, evidenciando os desafios que enfrentou ao longo da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.