Yuki Tsunoda afirmou que tem tido pouca participação no desenvolvimento do projeto da Red Bull Racing para a temporada 2026 da Fórmula 1, ao contrário de Max Verstappen. O japonês admitiu que sua posição indefinida dentro da equipe, limita seu envolvimento nos trabalhos de longo prazo, já que seu foco está totalmente nas corridas atuais.
“Provavelmente não estou tão envolvido quanto Max, de forma alguma”, afirmou Tsunoda. “No momento, estou totalmente concentrado neste ano, e é isso. Preciso aproveitar ao máximo cada corrida. Tenho certeza de que ele dará mais feedback sobre o carro do próximo ano e tudo mais, mas minha situação é completamente diferente da dele. Tenho que continuar mostrando desempenho nas próximas corridas. Estou focado apenas nesta.”
Enquanto Verstappen tem contrato até 2028, a Red Bull ainda não definiu quem será seu companheiro de equipe no próximo ano. A decisão, que inicialmente seria tomada antes do GP de São Paulo, foi adiada, já que a equipe optou por concentrar seus esforços na atual disputa pelo título de pilotos.
Mesmo com o futuro incerto, Tsunoda deixou o GP do México animado com o desempenho apresentado. Apesar de ter perdido a chance de pontuar devido a uma parada lenta nos boxes, ele destacou a evolução em relação ao companheiro holandês: “A diferença foi pequena, muito próxima entre eu e o Max no México. Foi uma corrida em que consegui estar perto tanto no ritmo de classificação quanto no ritmo de corrida, o que é um bom sinal”, disse ele.

O piloto japonês destacou que a evolução tem sido constante e fruto de aprendizado: “Minha confiança está melhor do que nunca. Tento entender as coisas corrida após corrida, passo a passo. Max é um piloto incrível, extrai tudo do carro, e eu tento seguir a trajetória dele, aprender com isso. Não é fácil, mas vou continuar tentando”, acrescentou.
Tsunoda, que busca garantir sua vaga na Red Bull para o futuro, pretende manter o bom momento no GP de São Paulo neste final de semana: “Quero continuar nessa linha e ver até onde posso chegar”, completou.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
