Pierre Gasly, George Russell e Yuki Tsunoda foram convocados pelos comissários da FIA, após a sessão de classificação Sprint desta sexta-feira para o GP da Bélgica de Fórmula 1.
O francês da Alpine será investigado por supostamente ter atrapalhado Tsunoda na curva 17, a famosa Blanchimont, durante o primeiro segmento da sessão. O incidente pode configurar uma violação ao Artigo 37.5 do regulamento esportivo da F1.
Tsunoda, por sua vez, aparece duplamente citado: além de ser o potencial prejudicado no lance com Gasly, também será avaliado por, possivelmente, ter desrespeitado as instruções do diretor de prova ao andar desnecessariamente devagar no mesmo trecho da sessão, infração que se enquadra no Artigo 33.4.

Russell da Mercedes, é investigado exatamente pelo mesmo motivo que Tsunoda. Ambos andaram em ritmo considerado muito abaixo do necessário durante o SQ1, o que pode representar uma infração às normas de conduta em pista.
A sessão foi difícil para dois dos envolvidos nessas infrações: Russell ficou com o 13º tempo, e Tsunoda com o 12º. Gasly terminou em 8º, mas os três correm o risco de perderem posições no grid da corrida Sprint caso sejam punidos.
Os comissários ainda não divulgaram suas decisões até o momento.
