F1: Toto Wolff diz que pilotos precisam “reaprender” a competir

A Fórmula 1 entrou em uma nova era de regulamentos, e os pilotos já sentem o impacto. Para Toto Wolff, chefe da Mercedes, a combinação de novas unidades de potência e estratégias de gestão de energia transforma a maneira como se compete. “É algo que você precisa, de certa forma, reaprender”, afirmou Wolff.

As mudanças técnicas incluem motores com divisão 50-50 entre combustão e energia elétrica, além de 350 kW de potência extra fornecidos por uma bateria controlada exclusivamente pelo MGU-K. Durante cinco dias de testes no Circuito de Barcelona, no fim de janeiro, os pilotos tiveram que lidar com um sistema que exige uma reserva considerável de energia, usada principalmente para ultrapassagens.

Com o novo regulamento, surgem até estratégias inéditas: há conversas sobre pilotos precisarem levantar o pé e deslizar (o chamado “lift and coast”) em algumas voltas de classificação, dependendo do circuito. Wolff explica que a F1 agora vai além da velocidade: “Não se trata apenas de ir com tudo em cada curva, em cada reta, mas de adicionar essa nova dimensão técnica.”

Kimi Antonelli (Mercedes) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Mercedes

O dirigente da Mercedes reforça que, mesmo com os carros mais rápidos e pilotos de elite, a gestão de energia se tornou essencial. “Apesar de permanecermos fiéis aos nossos valores dos carros mais rápidos do mundo, com os melhores pilotos do mundo, há também a gestão de energia, e você acaba tendo que ‘brincar’ com o gerenciamento de energia”, disse.

Para Wolff, essa nova abordagem funciona quase como “um fator de jogo”, mas sem desvalorizar a essência da Fórmula 1. “É o próximo passo que a Fórmula 1 está dando”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.