A segunda sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, pode ser impactada por condições climáticas bastante adversas. A previsão para terça-feira indica que a chuva começará a cair por volta das 9h, horário local, justamente quando a sessão matinal está marcada para começar. As chuvas devem intensificar ao longo do dia, e existe a possibilidade de uma tempestade por volta do meio-dia, o que pode até impedir que os carros saiam para a pista.
Também a sessão da tarde, que começa às 14h e vai até às 18h (horário local), também deve ser afetada por fortes chuvas e mais tempestades, o que limitará significativamente o tempo de pista para as equipes. No primeiro dia de testes, realizado nesta segunda-feira (26), a pista estava parcialmente úmida, o que fez com que os pilotos adotassem uma abordagem cautelosa. Mesmo assim, a coleta de dados foi fundamental, especialmente para as novas equipes, como a Cadillac, que ainda busca informações cruciais para o desenvolvimento de seu carro.

Embora a segunda-feira tenha visto uma melhora nas condições climáticas, permitindo que os pilotos utilizassem pneus slick e coletassem dados mais úteis, o tempo de pista no segundo dia será severamente restrito. Essa situação pode beneficiar equipes como a Aston Martin, que participará de apenas dois dias de testes em Barcelona, e a Williams, que está fora dos testes no circuito espanhol.
Caso as outras equipes tenham dificuldades para coletar dados consistentes, Aston Martin e Williams não perderão tanto tempo de desenvolvimento com os carros de 2026 como se pensava anteriormente.
