F1: Stella reafirma que McLaren não irá favorecer pilotos na luta pelo título

O chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou que a equipe está confiante de que os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, não irão permitir que a disputa pelo título na Fórmula 1 este ano, afete negativamente o ambiente dentro da equipe. Com Norris liderando o campeonato por apenas um ponto, a McLaren tem equilibrado as ambições pessoais de seus pilotos com a filosofia de ‘equipe em primeiro lugar’, uma abordagem que tem sido bem-sucedida até agora, inclusive com a conquista antecipada do título de construtores em 2025, pelo time britânico.

Embora a situação tenha sido mais simples quando Piastri liderava a classificação, a aproximação de Norris no topo e o retorno de Max Verstappen à luta pelo título têm gerado questionamentos sobre uma possível preferência por um dos pilotos para combater o holandês. No entanto, Stella é categórico ao afirmar que a McLaren não tomará esse caminho.

“Eu não acho que isso esteja acontecendo”, disse o chefe da McLaren, em entrevista no final de semana do GP de São Paulo. “Obviamente, ambos os pilotos sabiam há muito tempo que o carro era competitivo, então sabiam que havia a possibilidade de lutar pelo campeonato. Mas eu não vejo isso escalando para algo mais do que focar cada um em seu próprio final de semana e tentar extrair o máximo do que têm.”

Stella destacou que, para evitar rivalidades internas como as que marcaram a McLaren no passado, com casos emblemáticos como o de Ayrton Senna e Alain Prost, a equipe adotou uma abordagem mais colaborativa entre os pilotos, incentivando um alto nível de diálogo.

“A história da Fórmula 1 é, sem dúvida, uma fonte da qual usamos para aprender a lidar com dois pilotos número um em disputa pelo título de pilotos. Estamos muito orgulhosos de nossos dois pilotos e também dos engenheiros. Eles colaboram de uma maneira que eu acho que nunca vimos antes na história da Fórmula 1”, acrescentou.

Race winner Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 and second placed Oscar Piastri (AUS) McLaren in parc ferme.
Foto: XPB Images

Stella também reafirmou que, apesar da alta pressão e dos grandes desafios, a McLaren continuará se apoiando em seus princípios e na boa comunicação entre todos os membros da equipe: “Não somos ingênuos. Sabemos que a pressão é alta e que as apostas são grandes, mas continuaremos baseados em nossa estrutura e princípios, com boas conversas. Até agora, o que vi é que Lando e Oscar têm sido muito solidários, e Oscar falou muito claramente sobre o respeito mútuo que existe entre ele e a equipe, o mesmo acontecendo com Lando”, encerrou o chefe da McLaren.

Com a luta pelo título ainda em aberto, McLaren segue comprometida com sua filosofia de equilíbrio e respeito entre os pilotos, buscando garantir que a disputa interna não prejudique o desempenho da equipe até o final da atual temporada.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.