F1: Stella justifica acidente de Piastri em Baku com exemplo de Schumacher

Andrea Stella, chefe da McLaren, não hesitou em defender Oscar Piastri após o australiano bater na primeira volta do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 no domingo (21). O piloto travou as rodas do MCL39 e bateu na barreira externa da Curva 5, encerrando sua participação em uma corrida marcada por uma largada ruim.

O incidente impediu a McLaren de conquistar o título do Mundial de Construtores, já que Lando Norris também não fez uma boa prova, finalizando apenas na sétima posição. O próprio piloto reconheceu a falha e pediu desculpas para a equipe.

Apesar do erro, Stella defendeu seu piloto, destacando que esse tipo de situação é comum até mesmo entre os maiores nomes da categoria. “Trabalhei com pilotos multicampeões, e em uma temporada — toda temporada, mesmo as mais dominantes — mesmo por um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, como Michael Schumacher, eu vi eventos como este”, afirmou.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

“Eventos dos quais o máximo que você tira [do fim de semana] é o aprendizado, porque as coisas se tornam, por algumas razões, difíceis, e assim que você julga mal a aderência disponível, você é severamente punido”, complementou o italiano. Para Stella, o desempenho abaixo do esperado em Baku não deve ser motivo de alarme. “Um fim de semana isolado em que as coisas não saem como o esperado, e ele acabou tendo uma perda para analisar”, disse.

“Não é surpresa, não é uma exceção com a qual não deveríamos nos preocupar, porque isso aconteceu com praticamente todos os campeões, mesmo aqueles com o melhor histórico”, completou Stella.

O resultado em Baku fez com que Norris diminuísse sua desvantagem de 31 para 25 pontos, deixando Piastri em alerta, já que ainda faltam sete provas para o final da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.