F1: Stella diz que ordens de equipe serão discutidas internamente antes do GP de Abu Dhabi

A McLaren anunciou que terá mais conversas sobre ordens de equipe entre seus pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri, antes do GP de Abu Dhabi Fórmula 1 no próximo fim de semana. Andrea Stella, chefe da equipe, afirmou que a McLaren não quer surpreender seus pilotos com instruções durante a última corrida do campeonato, caso a situação de título exija uma ação de colaboração entre eles. O italiano destacou que, se ambos os pilotos ainda estiverem na briga pelo campeonato, não haverá ordens de equipe que favoreçam um em detrimento do outro.

Com dezesseis pontos separando Norris de Piastri no campeonato de pilotos, a McLaren terá que lidar com uma situação delicada, já que Max Verstappen, da Red Bull Racing, está entre eles na classificação. Verstappen está doze pontos atrás de Norris e quatro à frente de Piastri, o que torna a disputa ainda mais difícil. Stella destacou que, em qualquer cenário, a equipe manterá seus princípios de integridade: “Queremos ser justos com nossos pilotos, queremos correr com integridade e de maneira que não surpreenda nossos pilotos”, disse ele.

O chefe da McLaren também comentou sobre a possibilidade de pedir a Piastri para ajudar Norris caso a situação em Abu Dhabi favoreça a Red Bull: “Se qualquer um dos pilotos estiver em condições de brigar pelo título, vamos respeitar isso, e não haverá uma decisão que exclua o outro”, garantiu. Ele também lembrou que, historicamente, às vezes o terceiro colocado acaba conquistando o título, citando os exemplos de 2007 e 2010, quando a luta pelo campeonato foi decidida por pilotos que estavam em posições intermediárias.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 and Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 battle for position at the start of the race.
Foto: XPB Images

Stella ainda se mostrou confiante na capacidade de Piastri, que apesar de estar em desvantagem atual no campeonato, tem mostrado ritmo forte ao longo da temporada: “Oscar está rápido, merece a chance de realizar seu desempenho e, se ele tiver a oportunidade, pode ser o vencedor”, afirmou Stella, ressaltando que a McLaren quer, acima de tudo, derrotar Verstappen com um dos seus pilotos.

A equipe seguirá analisando os cenários conforme o final da temporada se aproxima, buscando sempre garantir uma disputa justa e transparente entre seus pilotos, sem prejudicar suas chances no título.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.