A McLaren decidiu manter para a temporada 2026 da Fórmula 1, as chamadas ‘regras papaya’, diretrizes internas que regulam as disputas entre Lando Norris e Oscar Piastri. A confirmação veio pelas palavras do chefe da equipe, Andrea Stella, que explicou a opção pela continuidade mesmo após os episódios controversos registrados durante a disputa pelo título em 2025.
Na última temporada, a forma como os dois pilotos puderam disputar entre si, foi colocada em debate após momentos de tensão em Monza e em Singapura. Apesar de a equipe e os próprios pilotos avaliarem que a repercussão em torno das regras foi exagerada, Piastri afirmou, durante o final de semana do GP dos EUA, que Norris sofreu ‘consequências’ após ultrapassar de forma agressiva e tocar seu carro na largada da corrida em Singapura.
No fim, Norris acabou conquistando o título após uma queda de desempenho de Piastri, que ficou em P3, nas etapas finais do campeonato. A McLaren também garantiu o título de construtores pelo segundo ano consecutivo, repetindo um feito que não alcançava desde as temporadas de 1990 e 1991.
Pensando em 2026, Stella deixou claro que não vê motivos para alterar a abordagem adotada até aqui: “Antes de tudo, a forma como encaramos as corridas. Falamos bastante no ano passado sobre a disputa interna na McLaren, então desse ponto de vista, entraremos em 2026 com continuidade. Vamos continuar correndo do jeito McLaren”, afirmou o dirigente.

O chefe da equipe destacou que os resultados recentes reforçam a convicção no modelo adotado: “Se conseguimos alcançar sucesso em 2024 e depois em 2025, o que agregou ainda mais valor foi a maneira como atingimos esses resultados, de forma colaborativa, solidária e coesa com nossos pilotos”, acrescentou.
Ele também comentou sobre o relacionamento atual com Norris e Piastri, destacando o alinhamento interno: “Acabei de sair de uma reunião com Oscar e, antes disso, almocei com Lando, e fiquei particularmente satisfeito em ver como eles estavam enérgicos, proativos e cheios de ideias, mas também muito apoiadores da forma como temos competido no passado, do jeito McLaren. Essa é a perspectiva com a qual entramos em 2026 do ponto de vista da equipe”, completou.
