Após uma temporada de grande sucesso em 2025, quando a McLaren conquistou o Campeonato de Construtores e o Campeonato de Pilotos com Lando Norris, Andrea Stella, chefe da equipe, adotou um tom cauteloso ao falar sobre as perspectivas para 2026. Com a introdução de novos regulamentos na categoria, Stella destaca que a próxima temporada será uma grande incógnita para todas as equipes.
“Você não pode dizer isso este ano, porque em 2026 tudo será novo”, afirmou o dirigente à Sky Sport Italia. A mudança de regulamentos afetará o chassi, a unidade de potência e os pneus, criando um cenário inédito na Fórmula 1. Com tudo sendo revisto, Stella destacou que não existem pontos de referência confiáveis, o que torna impossível fazer previsões definitivas sobre o desempenho da McLaren ou de qualquer outra equipe.
Apesar dessa incerteza, Stella reconheceu o excelente trabalho realizado no lado técnico da equipe, especialmente no que diz respeito à curva de desenvolvimento, um fator que ele considera crucial e promissor. No entanto, ele destacou que não se sabe onde as outras equipes estarão no início de 2026. Para ele, a temporada será marcada por uma intensa batalha técnica de desenvolvimento, onde a McLaren precisará manter uma trajetória de evolução constante.
“Vamos aprender onde estamos, e independentemente de onde começarmos, será uma disputa de desenvolvimento ao longo de 2026 e além”, disse ele. A McLaren deve focar em si mesma e em manter uma curva de desenvolvimento o mais acentuada possível, para se adaptar rapidamente ao novo cenário.

Além disso, a McLaren enfrentará um desafio adicional no próximo ano. Apesar de ter conquistado a maior parte do prêmio em dinheiro graças ao título de Construtores, a equipe terá menos horas de túnel de vento à sua disposição no próximo ano. Sam Bird, ex-piloto da McLaren na Fórmula E, apontou que isso pode representar um obstáculo, já que o desenvolvimento será mais importante do que nunca para aprimorar projetos que podem resultar em ganhos significativos de tempo por volta, até mesmo em um curto período de meses.
Com o novo regulamento e as novas limitações, a McLaren precisa focar na adaptação e no desenvolvimento contínuo para não perder terreno na disputa por mais títulos.
