F1: Stella agradece FIA e Mercedes por igualdade de motores para título em 2024

A McLaren, equipe cliente da Mercedes, conquistou o Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 2024. Algo que poderia parecer inimaginável há alguns anos, mas que Andrea Stella explicou o motivo de ser possível nos dias de hoje.

Ron Dennis, antigo chefe da escuderia de Woking, chegou a dizer que não tem como levar um título na categoria não sendo uma equipe de fábrica. Então, com isso em mente, decidiu juntar forças com a Honda em 2015 esperando levar o time ao topo, mas o feito só aconteceu nove anos mais tarde, sendo equipe cliente.

Então, enquanto a McLaren se tornou campeã após 26 anos, a Mercedes conseguiu apenas algumas vitórias e terminou na quarta colocação do campeonato usando o mesmo motor. “Isso em si não é algo para ficar feliz. É graças aos regulamentos e ao bom trabalho da FIA para criar igualdade em motores entre as equipes de clientes e de fábrica”, disse.

“Estamos bem tranquilos sobre isso, pois obtemos o desempenho como cliente que a equipe de fábrica também obtém. Também temos um bom relacionamento com a HPP (Mercedes High Performance Powertrains)”, comentou.

“É uma conversa aberta e reconhecemos que a equipe Mercedes tem a palavra final sobre o design do motor. Mas acho que a conversa com a HPP é boa e sabemos que estão ouvindo nossa opinião. Acho que nosso relacionamento é forte. Então, quero dizer novamente que isso se deve ao bom trabalho da FIA para proteger as equipes de clientes para que elas também possam vencer corridas e campeonatos”, ressaltou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.