F1: Stella afirma que Mercedes definiu novos padrões para McLaren

O chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou que a Mercedes ‘definiu novos padrões’, após o desempenho impressionante da equipe durante os testes da Fórmula 1 em Barcelona. A Mercedes liderou o número de voltas completadas durante a semana de Shakedown coletivo, com George Russell e Kimi Antonelli somando 500 voltas no Circuito de Barcelona-Catalunya, nos três dias de teste programados.

A McLaren também teve um bom desempenho, completando 291 voltas em Barcelona, com Lando Norris se preparando para defender o título de pilotos e a equipe entrando na temporada como bicampeã de construtores. Contudo, Stella foi cauteloso ao tentar avaliar o nível de desempenho dos times, devido às condições climáticas adversas e à falta de informações completas sobre os programas de trabalho, níveis de combustível e modos de motor utilizados pelas equipes.

Mesmo com essas dificuldades de análise, Stella destacou que Mercedes, Ferrari e Red Bull Racing se mostraram fortes logo no início dos testes: “Em termos de desempenho, é obviamente muito difícil fazer uma avaliação objetiva, pois não sabemos os programas de trabalho das outras equipes, os níveis de combustível ou os cronogramas de trabalho”, afirmou Stella em uma entrevista no site oficial da McLaren.

No entanto, ele não hesitou em elogiar o trabalho da Mercedes: “A equipe de Brackley definitivamente levantou a barra, e vamos precisar trabalhar muito para fazer o mesmo”, disse o dirigente. Para ele, a presença de diferentes unidades de potência nas três equipes de ponta é um sinal de que as diferenças de desempenho podem ser menores do que o esperado.

Kimi Antonelli (Mercedes) – Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Mercedes

Stella também comentou sobre a importância do desenvolvimento do carro ao longo da temporada: “Este ano, mais do que nunca, será a habilidade das equipes e dos pilotos em explorar o pacote que têm à disposição, bem como a capacidade de desenvolver o carro na direção certa, que fará a diferença”, acrescentou.

Ele ainda destacou que o equilíbrio de forças que se vê no início da temporada, provavelmente mudará até a segunda parte, à medida que o desenvolvimento dos carros for avançando.

Para continuar os testes, a McLaren realizará um dia de filmagem na próxima terça-feira (10), antes do início dos testes no Bahrein na quarta-feira (11). Oscar Piastri será o responsável por pilotar o carro no primeiro dia, enquanto Lando Norris assumirá o volante na quinta-feira. Os dois pilotos dividirão as atividades no último dia de testes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.