F1: Stella admite alívio da McLaren após decisão estratégica da Red Bull em São Paulo

A estratégia ousada da Red Bull durante o GP de São Paulo trouxe um suspiro de alívio à McLaren. O chefe da equipe, Andrea Stella, admitiu que ficou satisfeito ao ver a rival optar por não arriscar em busca da vitória, o que, segundo ele, “facilitou um pouco a vida” da escuderia britânica e de Lando Norris, vencedor da prova no Autódromo de Interlagos.

Max Verstappen partiu dos boxes após uma classificação frustrante e ainda foi obrigado a fazer um pit stop precoce devido a um furo no pneu duro, trocando-o pelo composto médio. Mesmo assim, ele manteve um bom ritmo, chegando ao ponto de parecer possível um confronto direto com Norris pela vitória. A expectativa, porém, terminou quando a Red Bull chamou o holandês para uma terceira troca, colocando pneus macios novos e garantindo o pódio.

Race winner Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 in parc ferme.
Foto: XPB Images

Para Stella, a escolha da equipe austríaca foi sensata diante do alto desgaste dos pneus. “Em primeiro lugar, eu estava torcendo [para que Verstappen entrasse nos pits], porque isso facilitou um pouco a nossa vida”, disse o italiano. “Mas, brincadeiras à parte, hoje o nível de degradação estava muito alto. E em um certo momento, acho que os pneus simplesmente ficaram sem borracha. Eles sabiam na Red Bull que seria uma aposta bastante significativa ir até o fim com o mesmo jogo. Considerando o fato de que eles tinham um pneu macio novo para colocar, acho que essa foi a decisão correta.”

O dirigente da McLaren também destacou o potencial da Red Bull, que, mesmo largando de trás, conseguiu demonstrar ritmo competitivo: “Falando ainda da Red Bull, eles definitivamente aproveitaram a vantagem de ter pneus novos — médio novo, macio novo”, comentou. “Mas, ao mesmo tempo, eles mostraram um desempenho e um ritmo de corrida que são significativos. Sem o problema de ontem na qualificação, acho que Verstappen teria lutado pela vitória.”

Verstappen finalizou a prova na terceira posição, logo atrás de Kimi Antonelli, que conquistou seu melhor resultado na temporada com a Mercedes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.