Guenther Steiner, ex-chefe da Haas na Fórmula 1, acredita que um momento controverso durante o GP da Espanha em 2025, foi decisivo para a evolução de Max Verstappen ao longo do restante da temporada. O incidente, envolvendo uma colisão com George Russell, aconteceu em um momento de frustração dentro da Red Bull Racing, mas segundo Steiner, foi fundamental para o crescimento do piloto holandês.
Falando no podcast ‘Red Flag’, Steiner afirmou que esse erro fez Verstappen perceber que ele não poderia mais cometer esse tipo de falha, pois resultaria em pontos importantes perdidos: “Eu vejo isso como uma experiência de aprendizado. Obviamente, você aprende com os erros. E acho que isso fez Max melhor, porque depois disso, ele nunca fez nada bobo de novo”, disse ele.
O ex-chefe de equipe descreveu o incidente de Barcelona como um ‘investimento valioso’ para a sequência da temporada de Verstappen: “Claro que custou a ele na hora, mas esse custo foi um investimento. Se ele tivesse continuado, teria perdido mais. Ele entendeu isso e talvez por isso reaja de forma diferente agora”, acrescentou.

Ao avaliar o impacto da situação, Steiner destacou a maturidade adquirida por Verstappen, que para ele, se tornou uma versão ainda mais forte de si mesmo: “Agora, ele é um Max Verstappen ainda melhor do que era antes de Barcelona. Se ele mantiver o controle emocional, poderá se tornar ainda mais clínico. Um Max Verstappen mais clínico é assustador”, finalizou Steiner.
Esse incidente e a evolução que se seguiu, mostram como Verstappen aprendeu com suas falhas, tornando-se um piloto mais preparado e ainda mais ‘perigoso’ nas corridas.
