F1: Steiner diz que só volta como chefe de equipe se tiver autonomia

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, afirmou estar aberto a um retorno à Fórmula 1 em posição de liderança, mas deixou claro que só aceitaria um convite se o projeto estiver alinhado com sua própria visão de gestão. Desde sua saída da Haas no fim da temporada 2023, o ítalo-americano tem participado de compromissos na mídia, mas ainda não assumiu nenhuma função executiva em tempo integral.

“Eu voltaria à vida como chefe de equipe se houver um projeto com uma visão que me agrade, não para simplesmente fazer um trabalho. Não vou voltar só por voltar”, afirmou Steiner no podcast Business of Sport.

Conhecido por seu estilo direto e por ter conduzido a Haas ao seu melhor resultado na F1, o quinto lugar no campeonato de construtores em 2018, Steiner também esteve no comando durante momentos difíceis, como o último lugar em 2020, quando a equipe não marcou nenhum ponto.

Ao falar sobre as condições para assumir novamente o posto de chefe de equipe, Steiner foi categórico: “Eu voltaria a comandar uma equipe? Sim, mas precisa ser da forma como eu quero conduzi-la, não da maneira que outra pessoa deseja. Para tirar o melhor de mim, preciso fazer o que penso, não o que os outros acham. Não sou um orador. Sou alguém que quer fazer. Se eu acredito em algo, farei o meu melhor, e com sorte, isso será o suficiente”, disse ele.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

Questionado sobre quem considera o melhor proprietário de equipe atualmente na Fórmula 1, Steiner destacou a ausência de controle privado entre as principais equipes, apontando a dominância de grandes corporações no comando das operações.

“Não há um verdadeiro dono hoje. Existem alguns, mas todos pertencem a grandes corporações, grandes equipes. Apenas uma equipe é de propriedade individual, que é a Haas. Todas as outras, até mesmo a Aston Martin de Lawrence Stroll, são parcialmente de empresas”, acrescentou.

Ao ser perguntado se consideraria uma volta para a Haas, Steiner foi categórico: “Com certeza não vou trabalhar para Gene Haas. Isso eu nem preciso explicar”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.