F1: Steiner critica postura da Ferrari e de Hamilton no Azerbaijão

A Ferrari foi alvo de críticas do ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, após o GP do Azerbaijão. Em participação no podcast Red Flags, ele afirmou que a equipe precisa de um “choque de realidade” se quiser voltar à vice-liderança do campeonato de construtores, que agora está nas mãos da Mercedes.

“Eles precisam acordar, porque se quiserem ficar em segundo em um campeonato como este, isso não vai acontecer”, disse Steiner. “Com resultados como o de Baku… eles sabem disso. Não precisam de palhaços como eu para dizer.” Em Baku, Lewis Hamilton foi o oitavo, enquanto Charles Leclerc finalizou apenas em nono.

Steiner também criticou Hamilton por não devolver a oitava posição para Charles Leclerc, como solicitado pela equipe. A Ferrari havia trocado as posições para que Hamilton, com pneus novos, atacasse os carros à sua frente o que não se concretizou. Na volta final, o engenheiro Riccardo Adami pediu que Hamilton devolvesse a posição. Ele desacelerou, mas cruzou a linha quatro décimos à frente de Leclerc, que reagiu pelo rádio:

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25 leaves the pits.
Foto: XPB Images

“Argh. Ah, eu não me importo, realmente. É por um oitavo lugar, então… tudo bem. Ele pode curtir essa P8. É simplesmente estúpido porque não é justo. Mas, de novo, não me importo, honestamente.”

Após a corrida, Leclerc reforçou: “Existem regras que sabemos que devemos seguir, e hoje, talvez, essas regras não tenham sido respeitadas. P8/P9, é algo irrelevante. Mas espero que, se estivermos lutando por posições mais importantes, trabalhemos de maneira diferente.”

A Ferrari foi superada pela Mercedes e caiu para terceiro no campeonato, quatro pontos atrás. A Red Bull também voltou à disputa após o P6 de Tsunoda e as vitórias seguidas de Verstappen. Sobre a possibilidade da Ferrari terminar em quarto, Steiner foi cauteloso:

“Eu não diria definitivamente. As três estão muito próximas. Acho que quem vai lutar mais será a Red Bull, porque não acho que Max vença muitas outras corridas este ano”, concluiu ele.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.