Mesmo sem conquistar o título mundial na última temporada, Max Verstappen segue com prestígio elevado no paddock da Fórmula 1. Para Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, o holandês não repetirá decisões de carreira equivocadas como as que marcaram a trajetória do bicampeão Fernando Alonso, que não conseguiu triunfar novamente após sair da Renault, atual Alpine.
Verstappen viu seu domínio de quatro anos chegar ao fim por uma diferença mínima contra Lando Norris no GP de Abu Dhabi de 2025. Com os novos regulamentos previstos para 2026 e a aposta da Red Bull em uma unidade de potência própria, o futuro passa a ser incerto. A grande dúvida é se o holandês enfrentará mais uma temporada sem título.

Steiner acredita que, caso a Red Bull não apresente sinais claros de evolução até 2027, Verstappen tomará providências para garantir um carro competitivo, algo que, segundo ele, Alonso não conseguiu ao longo da carreira. “Acho que Max estará no carro certo, então ele continuará com o sucesso”, afirmou ele no podcast Red Flags. “Ele é muito inteligente e está cercado por pessoas inteligentes. Acho que o contrato dele é aberto, e quem tiver o carro líder vai querer Max Verstappen, e eles vão fazer acontecer.”
O ex-dirigente lembrou que o contrato de Verstappen com a Red Bull, válido até 2028, possui cláusulas de saída. No ano passado, a Mercedes chegou a sondar o piloto, mas a negociação não avançou. “Ele pode fazer acontecer por parte dele, com o contrato que tem, e acho que ele já planejou isso”, disse Steiner, antes de comparar com Alonso. “Fernando era muito bom em sempre escolher o carro errado. Fernando é um talento, mas sempre se colocou no carro errado.”
Segundo ele, o apoio do pai, Jos Verstappen, e do empresário Raymond Vermeulen será decisivo. “Max não cometerá esse erro. Então acho que não precisamos nos preocupar com isso. Max estará no melhor carro, ou no segundo melhor.”
