F1: Steiner comenta regulamento para 2026: “Talvez alguém erre completamente”

Gunther Steiner comentou sobre a mudança do regulamento para a temporada 2026 da Fórmula 1. O ex-chefe da Haas acredita que há aqueles que irão interpretar as regras de maneira errada, havendo exceção.

A principal categoria do automobilismo vai fazer sua primeira grande alteração no regulamento desde 2022. Para esse novo conjunto, mudanças aerodinâmicas, combustível e no motor, o que promete mexer bastante no pelotão.

Pensando nessas alterações e novidades a partir do próximo ano, Steiner afirmou que apesar de algumas equipes conseguirem ser as exceções, há também aquelas que irão errar.

“As regras aerodinâmicas e as regras do chassi estão mudando, os carros estão ficando menores e recebendo unidades de potência completamente diferentes. Há aerodinâmica variável — nas retas, você pode reduzir a força descendente, diminuindo o arrasto e aumentando a velocidade. Não tenho ideia de quem será bom e quem será ruim. É um jogo completamente novo — ninguém sabe, nem mesmo as equipes, porque cada equipe só conhece seu próprio carro”, disse.

Novo carro F1 2026
Foto: Divulgação / Formula 1

“Algumas pessoas vão acertar, e outras não. Quem não acertar precisará se recuperar. No início, haverá algumas exceções — alguns carros muito rápidos, e talvez alguém erre completamente e fique lento por um ou dois anos. A Fórmula 1 sempre precisa de mudanças nos regulamentos, porque senão todos os carros acabam iguais e o desenvolvimento tecnológico para. Com a próxima geração de carros, combustíveis sustentáveis ​​estão sendo desenvolvidos para o motor de combustão interna”, seguiu.

“Isso pode ser enorme para as pessoas comuns nas estradas. Os motores de combustão interna vão mudar, mas com combustíveis melhores e sustentáveis, eles ainda podem ter um futuro. A mudança é boa. As pessoas se reinventam, se esforçam muito e isso mantém tudo interessante. Se mantivermos as regulamentações como estão agora, não acho que haverá muita mudança. A McLaren desenvolveu uma vantagem tão grande que é muito difícil para qualquer um alcançá-la”, encerrou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.