A temporada 2026 da Fórmula 1 pode definir o futuro do heptacampeão Lewis Hamilton na categoria. Para Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas, o desempenho da Ferrari no novo regulamento da categoria será decisivo para que o britânico decida se continua por mais um tempo ou se opta pela aposentadoria ao fim do campeonato.
“Se eles forem mais competitivos na próxima temporada, Lewis será capaz de recuperar sua motivação”, afirmou. “Mas se as coisas continuarem como estão, a próxima temporada certamente será sua última na Fórmula 1. Ele não vai se submeter a isso novamente.”

A opinião surge após um ano abaixo das expectativas da Ferrari. Apontada como candidata ao título durante a pré-temporada, a equipe viu o SF-25 frustrar os planos. Hamilton terminou o ano sem subir ao pódio, algo inédito em sua carreira. Ao longo de todo o campeonato, o heptacampeão frequentemente se mostrou abatido em entrevistas à imprensa.
Apesar do cenário, Steiner ainda vê possibilidade de reação do piloto. “Eu acredito que, se a Ferrari tiver um bom carro na próxima temporada, é possível”, disse ao Sport Krone, ao comentar se Hamilton pode reverter a situação. “Nunca devemos esquecer que ele tem um companheiro de equipe muito bom em Charles Leclerc. Leclerc chegou ao pódio algumas vezes, mas não venceu uma corrida. Porém, com este carro, um pódio foi uma conquista respeitável.”
Para Steiner, o momento vivido por Hamilton ajuda a explicar o peso da próxima temporada. “A situação é muito difícil para ele, como ficou evidente em todas as entrevistas. Então, será uma temporada decisiva para ele.”
