A Fórmula 1 pode ter mudanças significativas no calendário da Sprint a partir de 2026, e a principal novidade é a ausência do GP de São Paulo. Pela primeira vez desde a introdução do formato em 2021, Interlagos não apareceria na lista de etapas que recebem a corrida curta. A informação, no entanto, ainda não é oficial: ela foi divulgada nesta semana pelo perfil oficial do GP da Holanda e não confirmada pela F1 ou pela FIA.
Segundo o vazamento, as seis etapas da Sprint em 2026 seriam realizadas nos circuitos de Xangai, Miami, Canadá, Silverstone, Zandvoort e Singapura. Caso se confirme, essa será a primeira vez que o GP de São Paulo, uma das etapas mais tradicionais do calendário, ficará fora do formato especial que mistura classificação e corrida curta no mesmo fim de semana.
For the first time EVER, Saturday’s all about the Sprint at Zandvoort in 2026! 🏁 🏎️
🎟️ Secure your 2025/2026 combo tickets today via https://t.co/7aqN3HztvT and be part of it!#DutchGP #F1Sprint #F1 #Formula1 pic.twitter.com/p34u8IqhDE
— Dutch Grand Prix (@f1dutchgp) July 26, 2025
Outro ponto importante desse vazamento é que o GP da Holanda, previsto para deixar o calendário da Fórmula 1 após a temporada de 2026, ainda será parte das corridas curtas no próximo ano. Isso significaria a última participação de Zandvoort no formato antes de sua despedida.
O contrato do GP de São Paulo, no entanto, segue garantido até 2030. Assim, a etapa em Interlagos continuará no calendário da Fórmula 1, mas com o formato tradicional, composto por três treinos (TL1, TL2 e TL3), classificação e corrida principal.
As corridas Sprint, implantadas em 2021, foram criadas para adicionar mais ação aos finais de semana, diminuindo o número de treinos livres e trazendo a Qualificação Sprint às sextas-feiras, a Sprint aos sábados e a corrida principal no domingo. Atualmente, são seis etapas por temporada disputadas nesse modelo.
De acordo com o calendário divulgado pelo GP da Holanda, em 2026 a primeira Sprint seria disputada em Xangai, na China, entre 13 e 15 de março. Em seguida, Miami, nos Estados Unidos, receberia a corrida curta no início de maio. Montreal, no Canadá, também em maio, ficaria com a terceira rodada. Silverstone, na Inglaterra, seria palco da quarta Sprint, em julho, seguida de Zandvoort, na Holanda, em agosto. A última Sprint aconteceria em outubro, em Singapura.

Vale reforçar que até o momento essa lista não foi confirmada pela Fórmula 1, portanto segue como uma informação não oficial, baseada apenas no vazamento feito pelo perfil oficial do GP da Holanda.
Enquanto isso, a torcida brasileira segue animada com a presença de Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, que representa o País na categoria e tem se destacado na temporada 2025.
