Carlos Sainz foi penalizado pela FIA após um incidente com Kimi Antonelli durante o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O piloto da Williams recebeu uma penalização de cinco posições no grid para o GP do México no próximo final de semana, e dois pontos em sua superlicença, após causar uma colisão com o piloto da Mercedes na sexta volta da corrida neste domingo.
O incidente aconteceu nas curvas 15 e 16, quando Sainz tentou ultrapassar Antonelli por dentro, mas errou a manobra e acabou colocando jogando o carro da Mercedes na caixa de brita. Apesar do incidente, Antonelli conseguiu continuar na corrida, enquanto Sainz teve sua asa dianteira destruída e precisou abandonar a prova, parando o carro logo em seguida.
Após revisar o ocorrido, os comissários da FIA, concluíram que Sainz foi o principal responsável pela colisão. Em sua defesa, o piloto da Williams afirmou que esperava que Antonelli deixasse espaço na curva, mas o italiano entrou cedo demais e não deu chance para a manobra. Contudo, os comissários consideraram que, antes da colisão, o carro de Sainz não estava ao lado ou à frente o suficiente para exigir espaço de Antonelli naquela curva.

Como Sainz não completou a corrida, a penalização não foi uma penalidade de tempo, mas sim a perda de cinco posições no grid de largada para a próxima corrida em território mexicano. Além disso, com os dois pontos de penalidade na superlicença, ele totalizou quatro pontos no período de doze meses, até o momento.
