Carlos Sainz deixou claro que pretende ter um papel mais ativo no desenvolvimento do carro da Williams com a chegada da nova era da Fórmula 1. O espanhol destacou o desejo de influenciar diretamente o rumo técnico da equipe, à medida que entram em vigor os novos regulamentos aerodinâmicos e de unidades de potência.
A temporada de 2026 marcará o segundo ano de Sainz na Williams, após sua chegada vindo da Ferrari no final de 2024. No entanto, ele teve pouca participação no desenvolvimento do carro do ano passado, já que a equipe optou por interromper o projeto de forma antecipada para concentrar esforços no novo regulamento. Com o carro prestes a ir à pista nas próximas semanas, o piloto espanhol espera contribuir desde o início.
Sainz afirmou: “Antes de tudo, mal posso esperar para também ter influência no design do carro. A filosofia de acerto e a direção que o carro pode tomar para o próximo ano, para fazer com que os pilotos se sintam um pouco mais confortáveis ou mais à vontade desde o começo, a partir da base do carro que colocamos na pista”.
O espanhol continuou, dizendo que esse processo pode gerar avanços imediatos, mas tende a se intensificar com o início da temporada: “Já podemos dar passos à frente nesse aspecto, mas acho que, quando a temporada começar, o piloto vai ter mais influência no desenvolvimento de software com a HPP (High Performance Powertrains da Mercedes)”, disse ele.

Sainz destacou ainda a importância do conjunto mecânico no novo ciclo da categoria: “Acho que a unidade de potência vai ser algo enorme, e ter dois pilotos experientes como Alex (Albon) e eu, nesse sentido, pode ajudar”, acrescentou.
Após um início difícil na Williams em 2025, Sainz ganhou confiança ao longo da temporada e encerrou o ano com dois pódios inesperados. Para o novo ciclo de regulamentos, o objetivo é manter a abordagem que funcionou: “Quando se trata do desenvolvimento de acertos, é mais continuar fazendo o que fizemos neste ano. Ter esse efeito de antes da temporada, antes de colocar o carro na pista, e depois, durante o ano, entender como tornar o carro mais rápido”, completou.
