F1: Sainz e Leclerc comentam possibilidade do aumento de corridas Sprint

A Fórmula 1 está avaliando a possibilidade de dobrar o número de finais de semana com corridas Sprint, das atuais seis para doze por temporada, uma ideia que gerou reações mistas entre os pilotos durante os testes de pré-temporada no Bahrein.

Introduzidas no calendário em 2021, as corridas Sprint passaram de três para seis etapas. Contudo, após uma reunião com a Comissão da F1 na quarta-feira (18), a ideia de expandir esse número para doze corridas foi discutida. Na quinta-feira (19), alguns pilotos expressaram suas opiniões sobre a proposta.

Carlos Sainz, da Williams, não é contra a ideia, mas acredita que o formato Sprint precisa de ajustes para que ela tenha mais valor antes de ser expandida. O piloto espanhol também levantou preocupações sobre a possibilidade de as corridas Sprint se tornarem uma parte essencial do calendário.

“Estou aberto a essa ideia. Acho que o formato ainda precisa de ajustes. Às vezes, a corrida Sprint acaba revelando muito do que vai acontecer no GP de domingo. Se conseguirmos melhorar isso e tornar a Sprint diferente do que vemos no domingo, eu aceitaria mais corridas nesse formato. No entanto, isso traria mais carga de trabalho para os pilotos, com mais sessões de classificação para a Sprint e um final de semana mais intenso”, afirmou Sainz.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 leads at the start of the race.
Foto: XPB Images

Ele também sugeriu que a Fórmula 1 precisaria reconsiderar a organização do final de semana com corridas Sprint, para acomodar o aumento de atividade, especialmente em relação aos compromissos de imprensa e marketing, que têm exigido muito dos pilotos: “A carga de trabalho com os patrocinadores, entrevistas e compromissos de marketing já é muito grande. Aumentar as corridas Sprint para até 24 por temporada seria algo muito exigente para todos, até para o público”, concluiu o piloto da Williams.

Já Charles Leclerc, da Ferrari, é um defensor do formato Sprint, mas também acredita que o número atual de seis finais de semana é o ideal: “Concordo com tudo o que Carlos disse. Gosto das corridas Sprint, mas acredito que deve ser uma quantidade limitada. Eu não acho que seja uma boa ideia tornar isso um formato padrão em todos os finais de semana. Se algum dia isso acontecer, vou me adaptar, mas acredito que seis seja o número ideal”, finalizou o monegasco.

A discussão sobre o aumento da quantidade de corridas Sprint na Fórmula 1 continua, com os pilotos aguardando uma definição sobre o futuro do formato.