F1: Sainz aposta no crescimento da Williams em 2026 após evolução este ano

Carlos Sainz acredita que a Williams pode se tornar uma surpresa na Fórmula 1 em 2026, após uma temporada muito interessante em 2025. O piloto espanhol, que ajudou a equipe a garantir o 5º lugar no campeonato de construtores, o melhor desempenho desde 2017, compartilhou como a equipe conseguiu reverter um fim de semana difícil no GP do Catar para alcançar o pódio.

Sainz revelou que a equipe fez uma combinação de ideias e ajustes durante o final de semana passado, o que resultou em um desempenho superior às expectativas iniciais: “Desde a primeira volta, o carro foi muito melhor do que imaginávamos”, disse Sainz. “No simulador, já parecia bom, mas nunca se pode confiar totalmente nele. Quando chegamos ao único treino livre na sexta-feira, já estava trocando as primeiras posições com os outros pilotos e pensei, isso pode funcionar”, disse ele.

Durante a corrida, Sainz executou uma ótima estratégia, superando adversários mais rápidos e gerenciando bem os pneus, o que lhe permitiu avançar de P7 para P5 e, no fim, garantir o 3º lugar no pódio: “Nós conseguimos executar uma boa corrida com boas paradas nos boxes e uma excelente gestão dos pneus”.

O piloto também fez questão de destacar a importância do aprendizado com os erros cometidos ao longo da temporada: “Não é possível fazer mudanças sem errar antes. Você precisa conhecer o carro, tentar várias coisas, errar para depois descobrir o que funciona. “Nosso desempenho na segunda metade do ano foi muito alto, e acredito que o trabalho duro sempre traz resultados“, afirmou.

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

Apesar de a Williams ter sido vista como uma equipe com dificuldades no início da temporada, tanto Sainz quanto seu companheiro de equipe Alex Albon, conseguiram terminar entre os dez primeiros em diversas corridas, inclusive com dois P3 de Sainz: “Estou muito orgulhoso da equipe, pois todos deram o melhor de si. As paradas nos boxes foram perfeitas, e todos fizeram o que era necessário para o sucesso”, acrescentou.

Com a introdução dos novos regulamentos da Fórmula 1 em 2026, Sainz vê um futuro promissor para a Williams: “Quem sabe onde podemos chegar no próximo ano. O potencial está lá”, concluiu o espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.