Carlos Sainz fez uma revelação sobre sua adaptação à Williams após seu pódio no GP do Catar de Fórmula 1. O piloto espanhol, que conquistou seu segundo pódio em 2025, afirmou que, se soubesse dos resultados que a equipe alcançaria este ano, teria assinado seu contrato com a Williams ‘ainda mais rápido’.
Após um início de temporada difícil, o FW47 mostrou ser mais competitivo do que seu antecessor, mas foi a partir do GP do Azerbaijão, que a performance da equipe melhorou. Sainz, que estava em 18º no campeonato antes da corrida em Baku, conquistou seu primeiro pódio com a equipe e desde então repetiu a performance em duas outras ocasiões, incluindo a corrida Sprint em Austin e o pódio surpreendente em P3 no Catar, que consolidou a Williams na 5ª posição no campeonato de construtores, sua melhor classificação desde 2017.
“Eu acho que as expectativas sempre foram altas, mas, indo para este ano, tentei controlá-las, sabendo que seria um ano difícil para mim”, disse Sainz. “Vindo de uma equipe de ponta (Ferrari), voltar para o pelotão intermediário e não saber exatamente o que a Williams poderia entregar, foi um desafio. Mas sendo honesto, se alguém me dissesse, quando assinei com a Williams no final de 2024, que conseguiria pódios este ano, estaríamos em 5º no campeonato de construtores, com apenas alguns décimos de diferença para as equipes de topo em várias pistas, eu teria assinado até mais rápido”, afirmou.

Sainz também destacou que, embora a temporada não tenha sido perfeita, com altos e baixos típicos das equipes do meio de pelotão, ele considerou o ano muito bom e cheio de momentos positivos: “Não foi um ano perfeito, mas tivemos muitos bons momentos, melhores do que eu imaginaria ou até sonharia”, acrescentou.
O pódio no Catar, por sua vez, foi descrito por Sainz como o ‘dia mais orgulhoso’ de sua carreira na Williams até o momento: “Eu acho que foi o meu dia mais orgulhoso na Williams. O mais feliz talvez tenha sido em Baku, porque foi quando consegui meu primeiro pódio. Mas estou muito orgulhoso de todos, da equipe e de mim mesmo, pela forma como executamos o fim de semana”, concluiu o pioto espanhol.
A performance de Sainz não apenas reafirma seu valor, mas também solidifica a Williams como uma equipe em ascensão na Fórmula 1.
