F1: Saiba como foi discurso de despedida de Horner para membros da Red Bull

Christian Horner fez um comovente discurso de despedida aos membros da Red Bull, marcando o fim de uma passagem que durou mais de duas décadas na Fórmula 1. O britânico foi o chefe da equipe desde a sua fundação e foi demitido poucos dias após o GP da Inglaterra, encerrando um ciclo de 20 anos e meio no comando de um dos times mais vitoriosos da história recente da categoria.

A saída acontece em meio a um período turbulento para a equipe austríaca, tanto dentro quanto fora das pistas, especialmente nos últimos 18 meses. Segundo apuração da Sky Sports, o dirigente teria se emocionado e até chorado em alguns momentos durante seu discurso final, feito na sede da equipe em Milton Keynes.

Um vídeo feito por um funcionário da Red Bull e entregue à emissora britânica revelou parte da fala do ex-chefe, feita diante de dezenas de colaboradores, todos visivelmente impactados pela situação. De cima de um pequeno palco montado nas instalações da equipe, anunciou a despedida.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

“Ontem fui informado pela Red Bull que, a partir de agora, eu não estarei mais envolvido nas operações do time nem nos negócios da equipe após este encontro. Continuarei como funcionário da empresa, mas, na prática, o bastão será passado para outro”, falou.

Visivelmente abalado, Horner revelou que teve pouco tempo para digerir a notícia antes de falar com o time. “Isso obviamente foi um choque para mim. Tive algumas horas para refletir, e queria estar aqui, olhando nos olhos de vocês, para dar essa notícia pessoalmente.”

Na sequência, aproveitou para agradecer a todos os membros da equipe que estiveram ao seu lado desde o início da trajetória. “Quero expressar minha gratidão a cada um de vocês que se dedicou tanto ao longo desses 20 anos e meio que estive aqui.”

“Quando cheguei, há duas décadas, com um pouco menos de cabelos brancos, entrei em uma equipe e não fazia ideia do que esperar. Fui recebido de braços abertos, e foi a partir de dois prédios caindo aos pedaços que começamos a construir o que hoje é uma potência na Fórmula 1.”

A fala seguiu com emoção, e Horner chegou a se interromper brevemente ao lembrar da trajetória e do que construiu junto com a equipe. “Ver o que essa equipe se tornou, e ter feito parte disso… desculpem.”

A demissão de Horner ainda não teve uma explicação oficial detalhada por parte da Red Bull, mas ocorre num momento de forte pressão e desgaste interno, após uma série de controvérsias envolvendo sua conduta e conflitos de bastidores com a alta cúpula da empresa e até com membros da família Verstappen.

Christian Horner sai de cena como o chefe de equipe mais longevo da Fórmula 1, responsável direto por transformar a Red Bull em uma potência esportiva, colecionando títulos mundiais com Sebastian Vettel e, mais recentemente, com Max Verstappen.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.