F1: Russell revela frustração pessoal com teto de orçamento da categoria

George Russell revelou que seu sonho de colecionar carros de Fórmula 1, foi frustrado pelas atuais regulamentações da FIA, que impõem um rigoroso teto de custos para as equipes da categoria. Nos últimos anos, carros antigos de F1, especialmente modelos dos anos 90, têm sido vendidos por milhões de dólares em leilões. Exemplos famosos incluem o Benetton de Michael Schumacher e o McLaren de Ayrton Senna. No entanto, os carros mais modernos da categoria, raramente aparecem fora das pistas ou museus, e isso se deve, em grande parte às limitações impostas pelo orçamento das equipes.

De acordo com Russell, as equipes de F1 estão produzindo cada vez menos monocoques, as estruturas centrais dos carros, devido ao teto de custos. Antes da implementação dessa regra, as equipes costumavam produzir entre quinze e vinte monocoques por temporada, mas agora o número caiu para apenas três ou quatro por ano: “Eu adoraria colecionar meus próprios carros de Fórmula 1, mas, devido ao teto de custos, as equipes agora produzem apenas três ou quatro monocoques por ano”, afirmou Russell.

A última pessoa a receber um carro de F1 moderno foi Carlos Sainz, que ganhou seu SF-75 de 2022, o carro com o qual conquistou sua primeira vitória, como um presente de despedida da Ferrari.

George Russell (GBR) Mercedes AMG F1 W16.
Foto: XPB Images

Russell tentou negociar um carro de F1 para si durante suas últimas negociações contratuais com a Mercedes, mas não obteve sucesso: “Tentei conseguir um carro de Fórmula 1 durante minha última negociação de contrato, mas infelizmente não deu certo”, acrescentou o piloto da equipe alemã.

Ainda assim, Russell continua esperançoso de que a FIA possa revisar o regulamento do teto de custos, para permitir que as equipes construam monocoques adicionais, destinados a fins não competitivos, como preservação ou exibição: “Gostaria de ver uma maneira de as equipes produzirem monocoques fora do teto orçamentário”, disse ele, sugerindo que há recursos suficientes para outros componentes, como motores, asas traseiras e dianteiras, mas que a produção de monocoques continua limitada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.