F1: Russell fica com melhor tempo e lidera dia 1 da segunda semana no Bahrein

George Russell foi o nome mais rápido do dia 1 da segunda semana da Fórmula 1 no Bahrein. Nos testes realizados nesta quarta-feira (18), o britânico da Mercedes, que foi para a pista apenas na segunda metade do dia, anotou 1min33s459 para ficar com a primeira posição da tabela.

Este marca o primeiro dia da segunda passagem da principal categoria do automobilismo no Sakhir. Agora, serão mais três dias com oito horas cada para colherem mais dados para o início do campeonato, na Austrália.

Com 15 minutos rodados desta parte da tarde, poucos pilotos haviam deixado os boxes. Oliver Bearman, Liam Lawson, Lewis Hamilton e Oscar Piastri eram os nomes que haviam dado algumas voltas de instalação – o titular da Ferrari ainda vinha com a pintura flow-vis, para checar a aerodinâmica do SF-26.

Com meia hora dessa metade final do dia 1, Charles Leclerc sustentava o melhor tempo com 1min33s739. Mas poucos pilotos haviam deixado suas garagens e os que saíram, estavam apenas dando voltas de instalação ou de colher dados, nada muito rápido.

Com quase 1h de treino já completado, alguns nomes ainda não haviam saído como Lance Stroll, que estava na preparação de andar pela primeira vez na parte da tarde com 15 minutos para o encerramento da primeira hora, e Gabriel Bortoleto, com sua Audi ainda sendo bastante mexida.

F1: Russell fica com melhor tempo e lidera dia 1 da segunda semana no Bahrein
Foto: Aston Martin

O brasileiro, então, conseguiu deixar os boxes alguns minutos mais tarde. Usando o pneu duro, o competidor anotou 1min38s484 e se colocou na 17ª colocação, à frente de Stroll e Bearman entre os competidores que já conseguiram anotar tempo – Colapinto ainda não tinha feito uma volta cronometrada.

A primeira bandeira vermelha da parte da tarde veio no encerramento da primeira hora. O motivo foi o canadense da Aston Martin, que vinha lento na pista e na curva 11, travou a roda traseira, rodou e ficou preso na caixa de brita, ficando com o carro preso e precisando de ajuda para sair.

Quase dez minutos passados e o treino foi recomeçado no Bahrein, com Carlos Sainz sendo o primeiro a deixar os boxes. Na transmissão, Stroll é mostrado caminhando de volta à Aston Martin com uma cara  visivelmente contrariada.

Os tempos começavam a cair na tabela no Bahrein. Apesar de ninguém conseguir tirar Leclerc, Lando Norris e Antonelli, os três primeiros, Hamilton conseguiu se colocar na quarta colocação, enquanto Russell veio na sequência e se encaixou em quinto – ambos usando os pneus C3. A dupla estava a menos de 1s do ponteiro.

Com 1h30 completados, a ordem na tabela vinha com Leclerc, seguido de Norris, Piastri, Antonelli, Hamilton, Russell, Sainz, Albon, Gasly, Colapinto, Hadjar, Lawson, Ocon, Bortoleto, Alonso, Hülkenberg, Lindblad, Bearman, Stroll e Pérez completando a lista daqueles que saíram neste dia 1 da F1 no Bahrein.

Com quase duas horas feitas e Piastri conseguiu saltar para a primeira colocação. Com o pneu C3 médio, o titular da McLaren anotou 1min33s469 e subiu para a ponta, superando Leclerc em 0s270 e ainda foi mais rápido que Antonelli na última semana, sendo o mais rápido de todas as atividades até o momento.

Equipes que vinham com problemas eram Red Bull, com Hadjar sem conseguir completar muitas voltas mesmo estando o dia inteiro no carro, assim como Cadillac e Aston Martin que, mesmo com seus dois pilotos na pista ao longo do dia, também não chegaram perto das 50 voltas feitas com 2h para o final da quarta-feira.

F1: Russell fica com melhor tempo e lidera dia 1 da segunda semana no Bahrein
Foto: Racing Bulls

Algumas equipes vinham com o flow-vis – pintura neon no carro para verificar aerodinâmica – nessa parte da tarde. Ferrari, Red Bull e Williams eram alguns dos exemplos que vinham com as cores exóticas em seus chassis para colher mais dados.

Neste ponto de ainda pouco mais de 1h para o encerramento da atividade, a temperatura já havia caído em comparação com a manhã, especialmente pela chegada da noite. O termômetro estava na casa de 24ºC e o asfalto batia 29ºC.

Quem melhorou seu tempo foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Audi calçava o pneu C2 duro e conseguiu se colocar na décima colocação com 1h para a quadriculada ao anotar 1min35s511 e ficar a 2s do ponteiro Piastri e a menos de 0s3 de Colapinto, o nono.

Entrando na última hora do dia 1 da Fórmula 1 no Bahrein, Piastri ainda puxava a fila, com Leclerc, Russell, Norris e Antonelli completando as cinco primeiras colocações. O quinteto estava separado por 0s689.

Na reta final, Piastri, Russell, Hamilton, Sainz, Colapinto, Bortoleto, Lawson e Stroll estavam todos na pista andando. George vinha baixando seu tempo tentando superar o australiano da McLaren.

A ponta da tabela muda de nome. Com 1min33s459, Russell superou o australiano da McLaren em mínimos 0s010 para assumir a primeira colocação, mas Oscar vinha para tentar buscar mais uma vez para ser o mais rápido.

No final do treino, os pilotos fizeram uma simulação de largada. O assunto tem trazido considerável preocupação entre as equipes, que mostram a atenção para a segurança dos pilotos, já que o atual procedimento não deixa o motor na janela certa  para o início da disputa.

Então, quando pararam a primeira vez no grid, ensaiaram uma saída abortada, com luzes amarelas piscantes. Nisso, os competidores saíram e deram mais uma volta antes de parar no grid.

Largada ‘autorizada’ e nenhum piloto teve problema, ficou parado ou foi lento. Em um primeiro momento, então, nada parece ter dado errado.

Dia 1 encerrado e Mercedes ficou na frente com Russell. Piastri, Leclerc, Norris e Antonelli completaram as cinco primeiras posições. Bortoleto ficou em décimo.

Confira os tempos do primeiro dia da segunda semana de testes de pré-temporada 2026 de Fórmula 1 no Bahrein:
1. George Russell (Mercedes), 1:33.459
2. Oscar Piastri (McLaren), 1:33.469
3. Charles Leclerc (Ferrari), 1:33.739
4. Lando Norris (McLaren), 1:34.052
5. Kimi Antonelli (Mercedes), 1:34.158
6. Isack Hadjar (Red Bull), 1:34.260
7. Lewis Hamilton (Ferrari), 1:34.299
8. Carlos Sainz (Williams), 1:35.113
9. Franco Colapinto (Alpine), 1:35.254
10. Gabriel Bortoleto (Audi), 1:35.263
11. Alexander Albon (Williams), 1:35.690
12. Liam Lawson (Racing Bulls), 1:35.753
13. Oliver Bearman (Haas), 1:35.778
14. Pierre Gasly (Alpine), 1:35.898
15. Lance Stroll (Aston Martin), 1:35.974
16. Esteban Ocon (Haas), 1:36.418
17. Fernando Alonso (Aston Martin), 1:36.536
18. Nico Hulkenberg (Audi), 1:36.741
19. Arvid Lindblad (Racing Bulls), 1:36.769
20. Valtteri Bottas (Cadillac), 1:36.798
21. Sergio Pérez (Cadillac), 1:38.191