F1: Russell explica como dirigiu com falha no carro durante boa parte do GP de Las Vegas

O GP de Las Vegas trouxe novamente à tona um contratempo já conhecido por George Russell. Depois de largar da quarta posição no grid, o piloto da Mercedes avançou rapidamente para segundo ao superar Lando Norris na curva 3, pouco após Max Verstappen assumir a ponta. Mesmo assim, Russell terminou em terceiro após perder posição para Norris na volta 34, quando o britânico da McLaren se aproximou com facilidade após a rodada de pit stops.

Durante a prova, Russell voltou a relatar via rádio um problema de direção, o mesmo que havia prejudicado seu desempenho no classificatório do dia anterior com o W16. “Bom, tive o mesmo problema de direção que tive ontem, depois de cerca de cinco voltas”, afirmou, em conversa com jornalistas. Mas depois de provavelmente quatro voltas com o problema, eu consegui me virar para contorná-lo.”

George Russell (GBR) Mercedes AMG F1 celebrates his third position on the podium.
Foto: XPB Images

Mesmo diante da limitação, Russell avaliou que o ritmo inicial não foi ruim. “O ritmo não estava ruim no primeiro stint. Obviamente, fiz uma boa largada. Provavelmente apenas um décimo mais lento que Max naquele primeiro stint.” Ele explicou ainda que um ataque mais agressivo logo após a parada não trouxe o efeito esperado: “Então, depois do pit stop, eu vi aquela oportunidade para atacar e empurrei muito por duas voltas, e destruí meus pneus.”

A partir dali, o restante da corrida se tornou um desafio: “Eu sabia que, com cerca de 16 voltas faltando – ou provavelmente 20 – ia ser muito difícil chegar até o fim.” E resumiu o desconforto: “Então, não foi nada divertido, para ser honesto, porque eu simplesmente não conseguia contornar as curvas para a esquerda.”

O chefe da equipe, Toto Wolff, confirmou o relato do piloto e indicou que a Mercedes ainda busca respostas. Ele declarou que “precisamos ver também o que era, porque trocamos as peças durante a noite e isso não fez muita diferença”.

Apesar das dificuldades, Russell conseguiu o almejado segundo lugar após a desclassificação dupla da McLaren. Além disso, Kimi Antonelli, seu companheiro na Mercedes, terminou na terceira posição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.