George Russell e Yuki Tsunoda receberam repreensões oficiais dos comissários após investigação por terem infringido os limites de velocidade durante a classificação para a corrida sprint nesta sexta-feira (25), no circuito de Spa-Francorchamps, que recebe o GP da Bélgica, 13ª etapa da Fórmula 1 em 2025. Os pilotos estavam abaixo da velocidade permitida na sessão, descumprindo regulamentos e instruções do diretor de prova.
O piloto da Mercedes teve uma sessão difícil, terminou apenas em 13º lugar, enquanto seu companheiro de equipe, o estreante Kimi Antonelli, sequer avançou da primeira fase (SQ1). Já o japonês da Red Bull foi eliminado no SQ2, e vai largar na 12ª posição, logo à frente de Russell.

Em sua defesa, Russell admitiu aos comissários que “calculou mal a distância dos carros à frente” e acreditou que teria espaço para reduzir a velocidade no setor final, mas acabou excedendo o tempo máximo permitido. Tsunoda, por sua vez, afirmou que pensou conseguir cumprir o tempo, mas falhou.
De acordo com as regras da FIA, pilotos que atingirem cinco repreensões na mesma temporada estão sujeitos a uma punição automática de dez posições no grid. Com as punições deste sábado, Russell chegou à primeira repreensão no ano, enquanto Tsunoda já soma duas.
A largada da corrida sprint do GP da Bélgica está marcada para 7h deste sábado.
