Um incidente da primeira curva do GP de Las Vegas deve pautar a próxima reunião entre pilotos da Fórmula 1 e representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), marcada para este fim de semana, no Catar. Oscar Piastri, da McLaren, afirmou que pretende discutir o toque que teve com Liam Lawson, da Racing Bulls, logo após a largada. O episódio, segundo ele, “tornou as coisas difíceis” na prova.
Na aproximação da Curva 1, o neozelandês fechou Piastri, gerando contato entre os carros. Mesmo assim, os comissários classificaram o lance como “acidente de corrida”, entendendo que Lawson tentava evitar uma possível colisão com a Mercedes de George Russell, que havia travado as rodas por dentro.
“Ambiciosa, com certeza”, disse Piastri sobre a manobra. Em tom irônico, completou: “Mas, aparentemente, tudo bem. Acho que provavelmente vamos falar sobre isso na reunião. Mas aquilo tornou as coisas difíceis e [tive] alguns momentos mais complicados…” Questionado sobre possíveis danos no carro, ele respondeu: “Acho que não houve nenhum. Acho que foi roda a roda, pela sensação. Fiquei bastante impressionado por ainda ter quatro rodas, para ser honesto, mas acho que não houve nenhum dano depois disso.”

O piloto explicou que demorou a encontrar ritmo na primeira parte da prova, mas que, com ar limpo, seu desempenho melhorou: “Quando consegui ar limpo, senti que entrei em um bom ritmo e o ritmo era bom. Mas, fora isso, foi um pouco mais difícil do que eu esperava.”
Piastri ficou atrás de Charles Leclerc na volta 12 e conseguiu superá-lo mais tarde, cruzando a linha de chegada em quinto, logo atrás de Kimi Antonelli — que segurou o australiano de maneira considerada “magistral”. “O primeiro stint também não ajudou, sendo ultrapassado por Charles, o que não foi ideal”, comentou. “Acho que nosso ritmo com ar limpo estava realmente muito bom, então pelo menos isso foi positivo, e a estratégia foi soberba, mas [houve] muitos momentos difíceis no meio.”
Apesar disso, Piastri foi desclassificado da prova, assim como seu companheiro de McLaren, Lando Norris, após irregularidades técnicas. Com a desclassificação, o australiano de 24 anos deixa Las Vegas empatado em pontos com Max Verstappen e 24 atrás de Norris, faltando apenas duas etapas para o fim da temporada.
