A Aston Martin teve resultados contrastantes na sessão de classificação para o GP do Catar de Fórmula 1, com Fernando Alonso surpreendendo ao conquistar o 8º lugar, enquanto Lance Stroll enfrentou uma sessão frustrante, terminando apenas em 19º.
O piloto espanhol, que já havia conquistado pontos na corrida Sprint com o 7º lugar, expressou satisfação por estar novamente competitivo, apesar de algumas limitações durante a sessão de classificação: “Fiquei bastante surpreso por termos conseguido lutar pelo Q3 novamente hoje à noite e estou feliz com o P8“, afirmou Alonso. Ele afirmou que a equipe usou quatro conjuntos de pneus novos durante a sessão, o que impactou a performance no final, já que restaram pneus usados para a última tentativa no Q3: “A degradação dos pneus é bastante alta, então será mais difícil para nós amanhã. Cada ponto é crucial no momento para o campeonato de construtores, então vamos dar o nosso melhor”, concluiu.
Já Stroll viveu um dia bem diferente. O canadense, que se qualificou apenas em 19º, reconheceu as dificuldades enfrentadas durante a sessão: “Foi um dia frustrante hoje, qualificando em P19. Sinto que estou no limite com a aderência que tenho e não consigo encontrar mais velocidade”, disse Stroll. Apesar de se sentir bem no carro, ele não conseguiu melhorar seu tempo e teve dificuldades para progredir: “Será complicado amanhã lutar por posições, pois é difícil ultrapassar aqui, mas vamos ver as oportunidades que teremos”, acrescentou.

O chefe da equipe, Mike Krack, também comentou sobre os resultados contrastantes: “Foi bom conquistar alguns pontos na Sprint com Fernando em P7, um resultado importante à medida que estamos próximo de encerrar a temporada. Fernando manteve esse momento positivo na sessão de classificação para o GP, terminando em P8. Ele gosta deste circuito e o carro tem sido mais competitivo aqui. Lance fez voltas limpas, mas não conseguiu avançar para o Q2. Vamos ver o que acontece amanhã. Geralmente, é uma corrida de posição de pista, com todos obrigados a parar duas vezes, mas estaremos prontos para aproveitar qualquer oportunidade”, completou.
