F1 renova com Barcelona em sistema de rodízio com Spa até 2032

A Fórmula 1 renovou seu contrato com o Circuito de Barcelona por mais seis anos. Nesta segunda-feira (16), a principal categoria do automobilismo anunciou a permanência da pista espanhola em sistema de rodízio até a temporada de 2032.

Após a prova deste ano, que acontece em junho, o evento voltará ao campeonato em anos alternados, aparecendo em 2028, 2030 e 2032.

Ainda, também vai receber um novo nome, com a etapa agora chamada de GP de Barcelona-Catalunha, uma vez que agora, o GP da Espanha será em Madrid, adicionado neste ano no calendário e que vai até, inicialmente, a temporada de 2032.

As provas em Barcelona estarão em rotação com o GP em Spa-Francorchamps, que será realizado em 2026, 2027, 2029 e 2031.

Gabriel Bortoleto (Audi) - Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Audi

Já Pol Gibert, CEO da Circuits de Catalunya SL e secretário-geral do Departamento de Negócios e Emprego, apontou que “gostaríamos de expressar nossa gratidão à Fórmula 1 pela confiança depositada no Circuito de Barcelona-Catalunha e na região ao longo de todos esses anos.”

“Esta renovação é fruto de uma relação sólida e estreita colaboração, e representa um passo muito importante para consolidar ainda mais a Catalunha como um evento fundamental no calendário internacional. A Fórmula 1 gera um impacto econômico de mais de € 300 milhões por edição, mas, acima de tudo, é um evento estratégico que ajuda a projetar a Catalunha mundialmente como um país capaz de sediar competições esportivas de alto nível”, concluiu.