A Racing Bulls chega a Baku embalada pelos bons resultados conquistados no fim da temporada europeia da Fórmula 1, mas consciente dos novos desafios que o circuito urbano do Azerbaijão impõe.
Isack Hadjar destacou a confiança adquirida nas últimas etapas, mas reconheceu que será necessário um novo ajuste para encarar um traçado inédito em sua trajetória na F1: “As duas últimas corridas na Europa superaram nossas expectativas. Entregamos grandes performances e acredito que temos um bom momento para começar a fase fora da Europa. Olhando para Baku, sei que é uma pista muito diferente do que vimos até agora, então será importante resetar e estar pronto para lutar em um circuito onde ainda não corri com um carro de F1”, disse ele.
Liam Lawson também fará sua estreia em Baku pela categoria, mas relembrou a experiência positiva na Fórmula 2: “Baku é um circuito muito único, com várias curvas de 90 graus, o que coloca o carro próximo dos muros durante toda a corrida. Nunca corri aqui na Fórmula 1, mas já competi na F2 e gostei muito. Apesar do fim de semana complicado em Monza, o momento da equipe tem sido muito bom e o carro está rápido. Estou ansioso para estrear aqui na F1”, acrescentou.

Para o chefe técnico da equipe, Tim Goss, a chave estará no equilíbrio do carro diante das exigências contrastantes do circuito: “Baku tem uma característica única, que desafia nossos engenheiros a encontrar o melhor acerto. A reta principal é muito longa, enquanto o trecho de rua exige downforce e aderência. O compromisso entre essas duas demandas nunca é simples, ainda mais com curvas lentas de 90 graus e a sequência estreita do castelo entre as curvas 8 e 12. Além disso, a freada para a curva 1 acontece com freios mais frios após a longa reta”.
Goss também apontou a importância da gestão dos pneus: “A Pirelli terá os compostos mais macios, C6, C5 e C4, para incentivar estratégias de duas paradas. Existe o risco de granulação, e com pneus um passo mais macios que no ano passado, será preciso cuidado no acerto e na pilotagem para extrair o máximo da estratégia. Adoramos esse tipo de desafio e estamos prontos para enfrentá-lo”, completou.
