F1: Punição em Interlagos tira Piastri do pódio, mas australiano diz não se arrepender

Mesmo após uma punição severa que comprometeu suas chances de pódio no GP de São Paulo de Fórmula 1 neste domingo (9), Oscar Piastri não se diz arrependido por suas atitudes durante a corrida no Autódromo de Interlagos. O piloto da McLaren recebeu uma penalidade de 10 segundos por causar um incidente logo no reinício da corrida, ainda na sexta volta.

Durante a relargada após uma entrada do safety car, o australiano acabou travando os freios na Curva 1 e atingindo o carro de Kimi Antonelli, da Mercedes. O toque acabou desencadeando um efeito dominó que tirou Charles Leclerc, da Ferrari, da prova. As imagens da transmissão mostraram que Antonelli havia deixado espaço para a manobra. Porém, em entrevista após a corrida, Piastri defendeu sua ação:

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 at the start of the race.
Foto: XPB Images

“Não, acho que não. Tive uma oportunidade muito clara. Fui em frente. Os outros dois do lado de fora frearam bem tarde. Obviamente, houve um certo travamento na curva, mas foi porque pude ver que Kimi não me daria nenhum espaço. Não posso simplesmente desaparecer, mas a decisão é o que é.”

A penalidade foi cumprida durante o pit stop, fazendo o Piastri cruzar a linha de chegada na quinta colocação. Lando Norris, seu companheiro de equipe, venceu a prova e ampliou para 24 pontos sua vantagem na tabela do campeonato de pilotos. Pensando nas últimas três corridas da temporada, Piastri afirmou que o foco agora é extrair o máximo de desempenho possível:

“[Vou] apenas tentar extrair o máximo que puder. A penalidade foi uma coisa, mas acho que o ritmo não estava no nível que eu gostaria. A segunda metade da corrida, potencialmente, não foi tão ruim, mas a primeira etapa foi um pouco difícil. Então, [trata-se de] tentar recuperar o controle nesse aspecto e tentar ter os melhores finais de semana que pudermos.”

A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP de Las Vegas, que acontece entre os dia 21 e 23 de novembro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.