O ex-piloto e tetracampeão de Fórmula 1, Alain Prost, afirmou estar impressionado com Oscar Piastri, atual líder do campeonato da categoria, e apontou semelhanças entre o estilo do australiano e o seu próprio modo de pilotar. A declaração foi feita durante o Festival de Velocidade de Goodwood no último final de semana, em entrevista à revista italiana Autosprint.
Com o domínio de Max Verstappen aparentemente tendo chegado ao fim após quatro títulos consecutivos, a temporada 2025 caminha para consagrar um novo campeão. No momento, a briga está entre os dois pilotos da McLaren: Piastri e Lando Norris, vencedor do recente GP da Inglaterra. A diferença entre eles agora é de apenas oito pontos, enquanto Verstappen aparece mais distante, na terceira posição.
Prost minimizou a possibilidade de um confronto interno explosivo na McLaren, como o que viveu ao lado de Ayrton Senna nos anos 1980: “Sinceramente, nós (ele e Senna) não nos importávamos nem um pouco com os outros pilotos ou equipes”, disse o francês, hoje com setenta anos. “Mas não acho que eles (Piastri e Norris) terão os mesmos problemas que tivemos.”
Apesar das diferenças de personalidade entre as duplas, Prost vê uma ligação direta com Piastri: “Conheço Oscar muito bem. Fui eu quem pressionou a Renault (atual Alpine) para colocá-lo na academia, muito tempo atrás, pois eles não queriam. Ele é um piloto especial. Gosto da forma como ele atua, que é um pouco parecida com a minha, pois pensa no momento certo para fazer a ultrapassagem e é um pouco mais astuto.”

Segundo Prost, permitir que os dois pilotos da McLaren disputem livremente pelo título é positivo para o esporte, desde que o time mantenha vantagem sobre os concorrentes: “Quando os dois estão lutando pelo título, isso é difícil. Mas se há uma vantagem suficiente sobre os outros pilotos e equipes, deixar que se enfrentem é o melhor para a Fórmula 1. Se a situação se aproximar com algum adversário, aí será mais complicado, mas não parece ser o caso por enquanto”, finalizou o ex-piloto francês.
Para Prost, Piastri tem demonstrado maturidade e inteligência na pista, qualidades que o tornam um candidato forte ao título. A temporada segue em aberto, mas com os dois pilotos da McLaren cada vez mais destacados na liderança.
