F1: Problema na unidade de potência limita Bearman em teste da Haas

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona têm sido marcados por aprendizados para a Haas com o novo regulamento de 2026. A equipe iniciou a programação de cinco dias no traçado catalão avaliando a confiabilidade do VF-26 e coletando dados importantes para o desenvolvimento do carro.

Na segunda-feira (26), Esteban Ocon chamou atenção ao completar 154 voltas, mais que o dobro da distância de uma corrida, reforçando o saldo positivo da equipe até o momento. Já Oliver Bearman enfrentou dificuldades no início do terceiro dia de testes. Um problema técnico logo nas primeiras voltas o manteve na garagem por um longo período, permitindo que ele retornasse à pista apenas pouco antes do intervalo para o almoço, encerrando a manhã com 21 voltas completadas.

Oliver Bearman (Haas) – Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / Haas

O piloto explicou que a falha esteve relacionada à unidade de potência e destacou que, com as mudanças no regulamento — como a retirada do MGU-H e a divisão igual entre combustão e elétrico —, os sistemas se tornaram mais complexos e difíceis de diagnosticar. “Infelizmente, tivemos um pequeno problema, mas é para isso que servem [os testes]”, disse Bearman. “Esperamos ter esses problemas.

“Todo mundo está aprendendo sobre o carro, as novas peças e os procedimentos. Então, o problema que tivemos, que talvez tivesse levado 30 minutos com o carro do ano passado – já que todos o conheciam tão bem – levou muito mais tempo. É só porque há alguns detalhes mais complexos, e há muito mais na unidade de potência em comparação com o que estávamos acostumados.”

Mesmo assim, Bearman avaliou de forma positiva o trabalho da Haas até agora e destacou o alto volume de voltas já completado pela equipe: “Primeiro, estar no shakedown e estar neste teste e fazer um dia inteiro, completamos mais que duas distâncias de corrida, perto de três, na verdade, sem problemas maiores”, afirmou. “É super, super impressionante para nossa equipe, e acho que todos devem estar muito orgulhosos dessa conquista.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.