A temporada de 2025 da Fórmula 1 se encaminha para ter um campeão inédito. Lando Norris é o favorito neste momento a isso, mas Oscar Piastri também tem essa possibilidade. E são grandes as chances de o título sair na última etapa, o GP de Abu Dhabi. E a última vez que um piloto conquistou seu primeiro título por antecipação foi há 16 anos.

Jenson Button foi campeão da temporada de 2009 no então GP do Brasil, penúltima de 17 corridas daquele campeonato. O inglês, na época piloto da Brawn GP, iniciou o ano vencendo seis dos sete primeiros GPs e faturou o título com uma etapa de antecipação, mesmo sem vencer mais nenhuma corrida depois dos triunfos da primeira parte do ano. Foi o único título de Button na F1.
Desde então, a F1 viu apenas outros três novos pilotos entrarem na lista de campeões: Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Max Verstappen. E todos eles foram campeões pela primeira vez na última etapa, curiosamente, sempre em Abu Dhabi. Vettel em 2010 com a Red Bull, Rosberg em 2016 com a Mercedes, e Verstappen em 2021 com a Red Bull.
Restando três GPs para o final da temporada, com uma Sprint no Catar, Norris tem uma vantagem de 24 pontos sobre Piastri, e não definirá o título na próxima etapa, em Las Vegas. O inglês poderia abrir, no máximo, 49 pontos na etapa americana, e restariam 58 em jogo. Em Lusail, porém, os dois podem sair campeões: basta abrir 25 ou mais pontos sobre o adversário.
Há também, ainda, a chance de não haver um campeão inédito. Isso porque Verstappen ainda tem chances de título. O holandês da Red Bull mostrou grande recuperação, mas depois dos últimos dois GPs, viu Norris aumentar a vantagem para 49 pontos, restando 83 em jogo. Assim, o tetracampeão precisaria de uma grande reviravolta para ficar com o campeonato.
A F1 dá sequência à temporada de 2025 no dia 23 de novembro com a disputa do GP de Las Vegas.
