F1 pode ter campeão inédito por antecipação pela primeira vez desde 2009

A temporada de 2025 da Fórmula 1 se encaminha para ter um campeão inédito. Lando Norris é o favorito neste momento a isso, mas Oscar Piastri também tem essa possibilidade. E são grandes as chances de o título sair na última etapa, o GP de Abu Dhabi. E a última vez que um piloto conquistou seu primeiro título por antecipação foi há 16 anos.

Lando Norris
Foto: Buda Mendes/Getty Images/McLaren

Jenson Button foi campeão da temporada de 2009 no então GP do Brasil, penúltima de 17 corridas daquele campeonato. O inglês, na época piloto da Brawn GP, iniciou o ano vencendo seis dos sete primeiros GPs e faturou o título com uma etapa de antecipação, mesmo sem vencer mais nenhuma corrida depois dos triunfos da primeira parte do ano. Foi o único título de Button na F1.

Desde então, a F1 viu apenas outros três novos pilotos entrarem na lista de campeões: Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Max Verstappen. E todos eles foram campeões pela primeira vez na última etapa, curiosamente, sempre em Abu Dhabi. Vettel em 2010 com a Red Bull, Rosberg em 2016 com a Mercedes, e Verstappen em 2021 com a Red Bull.

Restando três GPs para o final da temporada, com uma Sprint no Catar, Norris tem uma vantagem de 24 pontos sobre Piastri, e não definirá o título na próxima etapa, em Las Vegas. O inglês poderia abrir, no máximo, 49 pontos na etapa americana, e restariam 58 em jogo. Em Lusail, porém, os dois podem sair campeões: basta abrir 25 ou mais pontos sobre o adversário.

Há também, ainda, a chance de não haver um campeão inédito. Isso porque Verstappen ainda tem chances de título. O holandês da Red Bull mostrou grande recuperação, mas depois dos últimos dois GPs, viu Norris aumentar a vantagem para 49 pontos, restando 83 em jogo. Assim, o tetracampeão precisaria de uma grande reviravolta para ficar com o campeonato.

A F1 dá sequência à temporada de 2025 no dia 23 de novembro com a disputa do GP de Las Vegas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.