F1: Pit stop lento tirou chance de pódio de Norris no GP do Azerbaijão

Lando Norris deixou Baku com a sensação de que poderia ter conquistado muito mais no GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Um pit stop lento na volta 37 custou caro ao piloto da McLaren, que caiu para trás de Charles Leclerc e acabou preso em um trem de DRS, perdendo a chance de lutar pelo pódio contra Carlos Sainz.

Norris largou em sétimo e apostou em um primeiro stint mais longo, tentando o ‘overcut’ sobre os concorrentes. Mas assim como em Monza, um novo problema no pit stop comprometeu sua corrida. No Azerbaijão, a equipe demorou quatro segundos para liberar o carro, devido a dificuldades no aperto da roda dianteira direita.

“O tempo perdido ali foi crucial, ele teria saído à frente naquela disputa”, analisou o ex-piloto de F1 e atual comentarista, Karun Chandhok, na Sky Sports F1. “Foi muito frustrante para Norris e para a McLaren. Simplesmente não funcionou com aquele pit stop lento.”

De acordo com a ex-estrategista da Aston Martin, Bernie Collins, Norris teria terminado em uma posição muito melhor sem esse problema: “Quando olhei rapidamente os dados, vi que ele deveria ter saído à frente de Leclerc e (Yuki) Tsunoda, e teria chance de ‘undercut’ sobre (Liam) Lawson. Sem a demora, estaria em quinto. Foi muito custoso. Se estivesse mais à frente, teria condições de brigar com (Kimi) Antonelli e Sainz pelo pódio”, disse ele.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

Andrea Stella, chefe da McLaren, minimizou a situação, embora reconheça que os pit stops precisam de melhorias: “Temos que verificar se, mesmo com o pit stop mais rápido, estaríamos à frente de uma Ferrari. Conseguimos recuperar a posição depois, o que foi importante para os pontos e para o campeonato do Lando. Mas de fato, é uma área em que já estamos concentrando nossos esforços. As corridas estão cada vez mais apertadas, e o impacto dos pit stops é cada vez maior”, destacou o italiano.

Stella acrescentou que a equipe irá investigar o problema: “Acredito que houve um problema na roda dianteira direita. Vamos revisar e avaliar, certamente há pontos a serem ajustados nos pit stops”, afirmou à Sky alemã.

Norris terminou em sétimo e marcou seis pontos, mas segue distante do companheiro Oscar Piastri, líder do campeonato. A diferença entre eles é agora de vinte e cinco pontos, restando sete etapas para o fim da atual temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.