F1: Pirelli fará teste inédito de pneus para chuva no Bahrein com McLaren e Mercedes

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, vai realizar um teste inédito para pneus de chuva no Bahrein no final de fevereiro. A fabricante italiana contará com ‘carros-mula’ da McLaren e da Mercedes, com modelos adaptados para a temporada de 2026, para testar seus compostos em condições de pista molhada.

O teste, que irá ocorrer após os testes de pré-temporada, surge em resposta às frequentes solicitações para que a Pirelli melhore seus pneus intermediários e de chuva pesada. Tradicionalmente, a Pirelli tem dificuldades em realizar testes consistentes de pneus para pista molhada, já que os circuitos europeus com irrigação, como Paul Ricard e Magny-Cours, não oferecem as mesmas condições exigentes de abrasão do Bahrein, um circuito com características únicas que permitirá à fabricante testar seus pneus em um ambiente de alta severidade.

Mario Isola, chefe de automobilismo da Pirelli, explicou a importância do teste, destacando que a pista do Bahrein tem um sistema que consegue molhar toda a superfície de maneira controlada, o que irá proporcionar condições consistentes para a análise: “Estamos tentando organizar um teste de pista molhada aqui no Bahrein. Se conseguirmos fazer isso da maneira certa, teremos uma oportunidade única de testar os pneus em um circuito com severidade alta em condições molhadas”, afirmou Isola.

Mario Isola (ITA) Pirelli Racing Manager in the FIA Press Conference.
Foto: XPB Images

A Pirelli também está buscando entender a viabilidade de ajustar seus compostos para um ‘super intermediário’, dado que as mudanças de regulamentos para 2026 alteraram as características dos carros e da pista. Isola destacou que a falta de dados consistentes até agora dificulta a tomada de decisões sobre a melhor estratégia para os pneus de chuva: “Precisamos entender qual direção seguir, pois desenvolver três tipos de pneus diferentes em três sessões não é o ideal. E para isso, precisamos entender o nível de spray e visibilidade dos novos carros durante uma corrida com chuva”, completou.

Esse teste também servirá para entender como a nova geração de carros, com difusores menores e pneus mais estreitos, afeta o nível de spray e a visibilidade nas condições de pista molhada. Se os dados do teste forem positivos, a Pirelli poderá aprimorar seus compostos, tornando os pneus de chuva mais eficientes e melhor adaptados às necessidades da Fórmula 1.