F1: Pirelli avalia impor limite de voltas no GP do Catar para evitar falhas graves nos pneus

A Pirelli, fabricante oficial dos pneus da Fórmula 1, está estudando introduzir um limite máximo de voltas por jogo de pneus no próximo GP do Catar, em uma tentativa de prevenir falhas perigosas no Circuito Internacional de Lusail, uma pista que deixa os compostos sob condições extremas de desgaste por conta do asfalto altamente abrasivo e pelas longas curvas de alta velocidade.

“Se a banda de rodagem ficar muito fina, o pneu não está mais protegido”, explicou Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, em entrevista à Auto, Motor und Sport. “Então, uma pequena pedra ou fragmento é suficiente para rasgar a camada de borracha.”

No GP do Catar de 2023, a Pirelli precisou adotar medidas emergenciais após detectar desgaste anormal nos treinos livres. Na ocasião, foi imposto um limite de 18 voltas por conjunto de pneus, o que obrigou todas as equipes a realizarem ao menos três paradas durante as 57 voltas da corrida.

F1 2024, Fórmula 1, GP do Catar, Lusail
Foto: XPB Images

Mesmo com alterações feitas no circuito antes da prova do ano passado, os problemas de degradação persistiram. As altas temperaturas, a poeira do deserto e as exigentes cargas laterais impostas nas curvas mantiveram o nível de estresse dos pneus acima das margens de segurança.

Para 2025, caso as novas restrições sejam aprovadas, os pilotos deverão realizar no mínimo duas paradas obrigatórias, uma vez que o limite de voltas por jogo de pneus inviabilizaria estratégias de apenas uma troca.

O GP do Catar acontece entre os dias 28 e 30 de novembro e marca a penúltima etapa da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.