A temporada de 2025 da Fórmula 1 tem se caracterizado por uma curiosidade nas etapas que contam com a Sprint. Vencedores diferentes nas corridas curtas, e Oscar Piastri levando a melhor na corrida principal. Foi assim nos três GPs com este formato no campeonato deste ano, que tem sequência neste final de semana com o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas.

A primeira etapa com Sprint no ano foi o GP da China, que viu Lewis Hamilton vencer a prova curta, naquela que é, até o momento, a única vitória do heptacampeão com a Ferrari em qualquer formato de disputa de corrida. No GP de fato, Piastri largou da pole position e venceu de forma dominante, sendo seguido por Lando Norris e George Russell.
A corrida curta voltou a ser disputada em Miami, e teve vitória de Norris, que viu Piastri terminar em segundo. Na corrida de domingo, Max Verstappen largou na frente, enquanto Piastri foi apenas o quarto no grid, mas se recuperou e assumiu a liderança ainda na 14ª volta, garantindo a vitória, com Norris em segundo e Russell em terceiro.
A Sprint voltaria a ser disputada na Bélgica, e mais uma vez o vencedor foi diferente na prova curta: Max Verstappen, que viu Piastri ser o segundo colocado, sete décimos distante. Na corrida, Norris largou da pole, com o australiano em segundo, superando o companheiro de McLaren para ficar com a vitória. Norris e Charles Leclerc completaram o pódio.
Além da Sprint nos Estados Unidos, a F1 terá mais dois finais de semanas com corridas curtas, nos GPs de São Paulo, em Interlagos, e do Catar, em Lusail. Assim, apenas nestas corridas, há 24 pontos em jogo, fato que pode ser determinante para a definição do título mundial de pilotos, que tem Piastri, Norris e Verstappen como principais postulantes.
As atividades do GP dos Estados Unidos serão abertas nesta sexta-feira, com o único treino livre do final de semana e a classificação para a Sprint. O sábado contará com a corrida curta e uma nova definição de posições de largada. A corrida principal no Circuito das Américas será disputada no domingo, a partir das 16h. F1MANIA.NET acompanha todas as atividades em tempo real.
