F1: Piastri revela lições que pretende usar na disputa com Norris este ano

Oscar Piastri acredita que pode utilizar algumas lições aprendidas com a impressionante recuperação de Max Verstappen no final de 2025, para ajudá-lo a enfrentar Lando Norris em uma disputa pelo título na Fórmula 1 em 2026. O australiano, que iniciou o ano passado com uma vantagem confortável, viu sua liderança diminuir ao longo da temporada após uma série de problemas, erros e disputas internas na McLaren.

Em 2025, Piastri manteve uma vantagem de 34 pontos sobre Norris até o GP da Holanda, mas o cenário mudou drasticamente após um fim de semana difícil no Azerbaijão, que foi marcado por erros e colisões, além de uma controversa ordem de equipe na Itália, onde foi instruído a ceder posição para Norris após uma parada ruim do britânico (causada pela equipe) nos pits. Esses acontecimentos afetaram o desempenho do australiano, que teve dificuldades nas provas seguintes, incluindo uma série de abandonos e uma desclassificação em Las Vegas.

Apesar de uma recuperação parcial na segunda metade da temporada, Piastri não conseguiu recuperar a liderança do campeonato e perdeu o título para Norris, que se destacou com um desempenho forte na parte final do ano. No entanto, o piloto australiano acredita que as lições tiradas dos seus próprios erros e da recuperação de Verstappen, que após estar 104 pontos atrás, conseguiu virar o jogo e conquistar o vice-campeonato, deixando o próprio Piastri em P3, são fundamentais em sua preparação para 2026.

Oscar Piastri (AUS) McLaren.
Foto: XPB Images

“Certamente, a segunda metade da temporada de Lando foi forte, e ele mereceu ser campeão. Para mim, houve muitos desafios na minha temporada, especialmente no segundo semestre, que não gostaria de repetir. Mas de toda forma, essa é a principal lição, aprender com os próprios erros”, afirmou Piastri. Ele também reconheceu o valor da recuperação de Verstappen e de como isso pode servir de aprendizado para ele.

“Mesmo com a grande desvantagem, Max e a Red Bull Racing conseguiram uma recuperação impressionante. Definitivamente há lições para aprender com isso também”, completou o australiano, que espera um 2026 mais consistente e competitivo, focado em evitar os erros do passado e usar as estratégias corretas para manter a consistência ao longo da temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.